Passo a passo para usar o poder do subconsciente a seu favor

“A casa do Tesouro que há dentro de você”

“Há riquezas infinitas em derredor, se você abrir os olhos mentais e contemplar a casa do tesouro incomensurável que há dentro de você. Há uma mina de ouro dentro de você, da qual pode extrair tudo aquilo de que necessita para levar uma existência gloriosa, repleta de alegria e fartura.”

É assim que começa um dos primeiros, melhores e mais bem sucedidos livros de mentalismo já publicados: O Poder do Subconsciente, de Joseph Murphy, obra responsável por auxiliar milhões de leitores a atingirem grandes conquistas mudando a forma de pensar e afirmando a existência de um poder interior que é acionado pelo pensamento. Podemos notar alguma inspiração do Dr. Murphy nas teorias de Carl Jung, especialmente os conceitos relativos ao inconsciente coletivo e à sincronicidade.

Segundo Murphy, o cérebro possui duas partes: a mente consciente e a mente inconsciente.

Na mente consciente temos o raciocínio e a memória de curto prazo. É a nossa mente racional. Tem aptidão de pensar, discernir sobre o que é certo ou errado, capacidade em acolher ou não informações. Tem como papel nos preservar através das escolhas. É aqui onde os planos são elaborados, as análises são feitas, onde as decisões são tomadas, e onde são efetuadas as críticas e os julgamentos. Apesar de toda essa atividade, essa parte não chega a 10% da capacidade do cérebro.

A morada das riquezas infinitas

“Há riquezas infinitas em derredor, se você abrir os olhos mentais e contemplar a casa do tesouro incomensurável que há dentro de você.”

Este tesouro de riquezas infinitas é a mente subconsciente. Nela guardamos as memórias mais ancestrais, os registros de nossos mais arraigados hábitos, as programações de comportamento. E aqui temos o florescer da criatividade, dos sentimentos e emoções, a intuição, sabedoria e a conexão espiritual. Na mente inconsciente também temos os mecanismos responsáveis por regular as funções vitais do organismo como a digestão, respiração circulação, etc.

Muitos vivem toda uma existência sem desfrutar de todos esses recursos, contentando-se em aperfeiçoar os 10%. Por certo isso é decorrência de não conhecer sua extensão, poder e, principalmente, como poder acessá-la.

Vamos imaginar nossa mente inconsciente como se fosse um imenso campo fértil, preparado para o plantio, e o agricultor é a sua mente consciente. Cada pensamento que você tem é uma semente lançada neste campo. Sem atentar para isso, você passa o dia lançando sementes neste campo e em breve todas as sementes nele depositadas estarão florescendo, as boas e as ruins também. O campo não escolhe o que vai brotar, o poder de escolha é seu.

Dificilmente a colheita será produtiva se as semente plantadas forem de ervas daninhas. Lembre-se: você colherá o que plantar, não há outro jeito. Se ficar o tempo todo martelando pensamento negativos em sua mente, a colheita será plena de ervas daninhas. Por isso muitas pessoas ficam perturbadas e doentes, pois só depositam pensamentos devastadores e negativos.

Afirmações positivas

Para reverter essa situação, devemos continuamente estar lançando afirmações e pensamentos amorosos, de harmonia, paz, beleza, abundância e prosperidade. Assumindo o comando dos pensamentos, com certeza sua vida evoluirá.

Para iniciar essa jornada rumo ao comando de sua vida, transcrevo abaixo 12 passos de Joseph Murphy para começar a entender, dominar e usar o poder do subconsciente.

  1. Pense no bem e o bem se seguirá. Pense no mal e o mal se seguirá.

  2. Você é aquilo que pensa no decorrer de todos os seus dias.

  3. O seu subconsciente não discute com você: aceita o que a sua mente consciente determina. Embora possa ser verdade, nunca diga que “isto está além das minhas posses.” Procure um pensamento melhor e afirme que “comprarei isso, prometo-o a mim mesmo”.

  4. Você tem o poder de escolher. Escolha saúde e felicidade. Você pode escolher a cordialidade ou preferir ser antipático. Escolha ser prestativo, alegre, cordial e simpático que todo o mundo lhe corresponderá. Esta é a melhor maneira de desenvolver uma personalidade admirável.

  5. A sua mente consciente é a “sentinela no portão”. Tem como principal função proteger o subconsciente das impressões falsas. Procure acreditar que algo de bom vai acontecer e está acontecendo agora mesmo. O seu maior poder é a sua capacidade de escolha. Escolha a felicidade e a abundância.

  6. As sugestões e afirmações de outros não têm poder para prejudicá-lo. O único poder é a ação do seu próprio pensamento. Você pode escolher a rejeição dos pensamentos e afirmações dos outros. Você tem o poder de escolher como reagirá.

  7. Tome cuidado com o que diz. Você terá que dar conta de cada palavra irresponsável. Nunca diga “vou fracassar; perderei meu emprego; não posso pagar o aluguel”. O seu subconsciente não sabe distinguir uma pilhéria. Faz com que todas essas coisas se tornem verdades.

  8. A sua mente não é voltada para o mal. Nenhuma força da natureza o é. Tudo depende de como você usa os poderes da natureza. Use sua mente para fazer felizes, beneficiar e inspirar todas as pessoas ao redor de você.

  9. Nunca diga que não pode fazer alguma coisa. Supere o seu temor, substituindo-o pela seguinte afirmação: “Posso fazer todas as coisas, através do poder da minha mente subconsciente.”

  10. Comece a pensar do ponto de vista das eternas verdades e princípios da vida e não do ponto de vista do medo, da ignorância e da superstição. Não deixe que os outros pensem por você. Escolha os seus próprios pensamentos e tome as suas próprias decisões.

  11. Você é o capitão da sua aIma (subconsciente) e o senhor do seu destino. Lembre-se: você tem a capacidade de escolher. Escolha a vida! Escolha o amor! Escolha a saúde! Escolha a felicidade!

  12. O que quer que sua mente consciente acredite ser verdade o seu subconsciente aceitará e fará com que se transforme em verdade mesmo. Acredite na boa fortuna, na orientação divina, na ação correta e em todas as bênçãos da vida.

 

José Batista de Carvalho

 

Baseado no livro O poder do subconsciente – Dr. Joseph Murphy

Distribuidora Record – Tradução de Pinheiro de Lemos

Título do original norte-americano: The power of your subconscious mind

Copyright (C) 1963, by Prentice Hall, Inc

Anúncios


Categorias:Motivação

Tags:, , , , , ,

%d blogueiros gostam disto: