É a sua paz interior que salvará o mundo

O que a paz interior de cada um tem a ver com a paz do mundo

Quando estamos em paz parece que todo o mundo à nossa volta fica em paz, as coisas se equilibram, o ciclo se restabelece. Por isso é importante estar em paz, em equilíbrio. Estabelecendo a sua paz, você estabelece a harmonia onde estiver.

Dentro de nós existe um lugar onde os opostos se unem, se equilibram, opostos como amor-medo, luz-sombras. Quando aprendemos a encontrar esse amor e essa luz dentro de nós permitimos que se espalhem no nosso ambiente e avancem por todo o mundo.

É dessa forma que podemos, cada um de sua parte, equilibrar e harmonizar as condições do mundo exterior. Todos dizem que precisamos nos unir, mas isso não funciona se cada um não fizer a sua parte. A única união que vai conseguir realmente estabelecer a paz é a união com a nossa essência, quando conseguimos recuperar o nosso acesso a esse local dentro de nós e conseguimos equilibrar todas as disparidades.

O segredo para manter a paz

Precisamos entender que, como diz Marianne Williamson, “nós nascemos com o amor. O medo, aprendemos aqui. Viver o amor em nós mesmos e nos outros é o significado da vida. O significado não está nas coisas, está em nós. O medo é nosso desamor compartilhado. O amor está dentro de nós, não pode ser destituído, pode apenas ser escondido.”

Ou seja fomos criados à imagem da perfeição, e em nossas andanças pelas esquinas da eternidade, fomos nos distanciando da nossa essência em função das dores que experimentamos ao desenvolver nossos atributos. Assim o medo nos forçou a criar carapaças para nos protegermos.

Estas armaduras, ao invés de nos protegerem, nos imobilizam, impedindo que nos desenvolvamos, mantendo a maioria em um estágio onde o amor não rege as relações, pelo contrário, é a desconfiança, o abuso, a ganância, a violência entre tantas outras, afastando, criando barreiras, tirando a paz. Ainda segundo Marianne Williamson,

“O ego diz: depois que tudo der certo, eu vou sentir a paz.

O espírito diz: encontre a sua paz e tudo dará certo.”

O que nos priva da paz não é o que ocorre no mundo. O que ocorre fora é apenas consequência do que ocorre dentro de nós. Assim, como disse Gandhi: “Seja a mudança que você quer ver no mundo.”

Para ser essa mudança, é preciso iniciarmos em nós um processo em que alarguemos nossa compreensão. Necessitaremos de muita compreensão para entendermos o comportamento dos outros, e, mais ainda, para entender os nossos comportamentos.

 

José Batista de Carvalho

 


Acompanhe LêAqui também nas redes sociais:


 

Anúncios


Categorias:Emoções

Tags:, , , , , , , ,

%d blogueiros gostam disto: