Será que seus sonhos estão encolhidos num canto?

Ocupar o espaço que a vida nos reserva

Estava vendo minha cachorra ir deitar para dormir. Rodou, virou, deitou errado no seu colchãozinho. De atravessado, toda encolhida para não ficar no chão. Se ela tivesse ficado no sentido certo, ocupando todo o espaço que pertence a ela, teria ficado à vontade, confortável. Claro que a ajudei a se ajeitar melhor. Aí ela dormiu. Por um bom tempo.

Mas isso me fez pensar: quantos de nós não nos encolhemos num cantinho? Quantos de nós deixam de ocupar seu espaço, o espaço que a vida lhes reservou, se encolhem, se oprimem, e não conseguem se sentir bem perante a vida? Não se trata, naturalmente, do espaço físico, mas do espaço das ideias, dos sonhos, das realizações.

E como fazer isso, ocupar esse espaço, dar vazão às ideias, forma aos ideais, dar sentido à vida, alegria à alma? Sei que você espera uma resposta, simples, eficaz… mágica. Sinto muito, mas não a tenho. Mas espere, continue lendo, vamos tentar juntos encontrar uma resposta satisfatória.

Recupere seus sonhos e ideais

Que tal começar olhando para sua vida, entrar em seus sentimentos mais profundos? Qual – hoje – é o ideal que você ainda não alcançou? Talvez comece a desfilar pela sua mente uma longa lista, mas concentre-se em um apenas, o que você considera mais importante no momento, ou o sonho mais plausível. Faça uma pausa para pensar um pouco, com calma.

Muitas vezes só continuamos algo que estamos fazendo – o trabalho que achamos bom na época ou o que conseguimos arrumar, a atividade que antes nos trazia alegria, o posto que tinha a melhor remuneração, pois dinheiro é bom, todos sabemos. Mas acabamos indo na contramão de nossos sonhos, no embalo, na banguela sem rumo e sem freio, e podemos nos machucar.

Pode ser, também, que nos deixamos amedrontar por aquela ideia do propósito de vida, achar que temos que realizar uma missão necessariamente grandiosa. Ter que fazer algo que nem temos ideia ou que parece simplesmente inalcançável. Quem sabe, pode ser que precisemos apenas pensar pequeno, e fazer de cada dia uma missão. Será que seus sonhos estão encolhidos num canto?

Algumas singelas palavras dispostas com sinceridade podem ser o que alguém precisava para se sentir melhor; expressar sincera e educadamente o que sentimos pode nos conectar a outra pessoa e iniciar um relacionamento duradouro; uma frase engraçada pode suscitar vários risos descontraídos, aliviando alguma dor que estava escondida; uma bela foto captada por um olhar sensível pode encantar vários olhares; uma música cantada ou tocada com espontaneidade pode levar alegria a alguns corações amargurados.

É bom quando conseguimos ser essa diferença nas vidas ao nosso redor. Cuidado, carinho, atenção, todos precisam disso.

Já dizia São Francisco

Como disse São Francisco, “que eu procure mais consolar que ser consolado, compreender que ser compreendido, amar que ser amado, pois é dando que se recebe.”

Todos os grandes mestres nos ensinam sobre a lei de causa e efeito, dizendo que o que fazemos retorna para nós e todo bem que praticamos, recebemos de volta quando menos esperamos.

Então, vamos colocar em prática, diária e constantemente, atitudes de cordialidade, gratidão, alegria, harmonia. Muitas vezes é necessária uma espera para a realização de nossos ideais, afinal, toda semeadura tem o tempo certo para a colheita.

O importante nisso tudo é manter sempre fértil o solo da esperança, lançar as sementes dos sonhos e cultivá-las com carinho e cuidado. Aquele mesmo carinho e cuidado nas atitudes que você pode ter com os outros, tenha por você também.

Há um trecho do livro de Lourenço Prado Alegria e Triunfo II – que diz o seguinte: “A eficiência não se baseia apenas no trabalho, pois é também resultado de você seguir um ideal. (…) A eficiência e o sucesso de muitos não se deve a grande capacidade, mas sim ao entusiasmo. (…) Tornando-se mais eficiente, obedecerá a duas leis: a lei do progresso e a lei do serviço. Deverá progredir e se aperfeiçoar, sempre se impulsionando para maior realização; deverá servir ao seu tempo e à sua geração. Aumentando sua eficiência pessoal você também progride, ao mesmo tempo servindo à vida e ao próximo mais habilmente. E assim fazendo, entrará em harmonia com o objetivo divino de sua existência.”

Tenha sempre em mente seu ideal, prepare-se, atualize-se, economize, faça o que estiver ao seu alcance para preparar as condições necessárias para que ele se realize.

E enquanto ele não acontece, mantenha-se numa atitude de serena felicidade, de esperançosa gratidão.

 

Noemi C. de Carvalho

Anúncios


Categorias:Motivação

Tags:, , , , , , , ,

1 resposta

  1. Obrigada lindo texto é encorajador gratidão

    Obter o Outlook para iOS
    ________________________________

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: