Diga não à manipulação

Não se iluda com as máscaras que o manipulador usa

Quantas vezes não nos enganamos com pessoas que à primeira vista se mostram gentis, atenciosas, prestativas e confiáveis para depois de algum tempo, assim que conseguem o que querem, mostrar a verdadeira face e caráter, nos ferindo e magoando?

É muito difícil conhecer as pessoas a fundo e assim poder escapar de conviver com pessoas falsas que usam a manipulação para alcançar os seus objetivos.

Um dos sentidos da palavra manipular é pressionar ou influenciar alguém a agir ou pensar de determinada forma, por interesses próprios.

Os manipuladores agem sem se importar com os outros, só pensam em si, causando danos às suas vítimas. Astuciosos, utilizam com eficiência a arte de representar e seduzir para envolver e iludir aqueles que servirão para abrir os caminhos para seus intentos. Fazem uso de qualquer meio e aproveitam todas as oportunidades que se mostrarem para saciar seu egocentrismo.

As artimanhas usadas pelas pessoas manipuladoras

As manipulações podem se apresentar com diversas faces: conversas encantadoras, elogios desmedidos, evocações sobre os feitos do outro, apelos emocionais, ofertas vantajosas, exibicionismo, entre outras tantas. Utilizadas pelo manipulador com o precípuo objetivo da conquista do que quer, não importa quantas pessoas possa ferir para isso, pois, profundamente egoísta, apenas considera seu interesses.

Quando o manipulador não alcança seu objetivo, em função de sua obstinação ele irá perseguir seu intentos buscando atingir as pessoas da família e do círculo de vida daquele que não se dobrou aos seus “encantos“.  Para isso, lança mão da vitimização, buscando difamar seu alvo junto às pessoas do seu convívio para que estas sintam pena, como se o manipulador fosse um injustiçado, uma vítima. Na maioria das vezes, consegue lograr êxito ao persuadir as pessoas com sua atuação, revelando segurança, mantendo-se calmo, enganando a todos enquanto seu alvo se descontrola e perde a calma e a razão aos olhos dos demais.

Como se proteger para não cair nas malhas do manipulador

Como dizia o poeta: são demais os perigos desta vida, por isso devemos estar sempre atentos ao que ocorre à nossa volta, percebendo que aqueles que nos elogiam muito nem sempre estão nos admirando, ou mesmo aqueles que se prontificam a nos ajudar muitas vezes o fazem de forma premeditada para lucrar sobre nós lá na frente.

A melhor forma de escapar das artimanhas dos manipuladores é nos mantermos firmes em nossa confiança, sentirmos o que nossa essência expressa em cada situação com todos aqueles que nos rodeiam.

Quando estamos ligados em nossa essência, estamos expressando a nossa verdade, quem em verdade somos, e é esta a nossa melhor defesa.

 

José Batista de Carvalho

Anúncios


Categorias:Comportamento

Tags:, , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: