Pular para o conteúdo
Início » Autoconhecimento » Diga não à manipulação

Diga não à manipulação

Manipulação mão manipulando uma marionete

Não se iluda com as máscaras que o manipulador usa.

Quantas vezes não nos enganamos com pessoas que, à primeira vista, se mostram gentis, atenciosas, prestativas e confiáveis. Mas depois de algum tempo, assim que conseguem o que querem, mostram a sua verdadeira face e caráter, nos ferindo e magoando através da manipulação.

É muito difícil conhecer as pessoas a fundo e assim poder escapar de conviver com pessoas falsas que usam a manipulação para alcançar os seus objetivos.

Um dos sentidos da palavra manipular é pressionar ou influenciar alguém a agir ou pensar de determinada forma, por interesses próprios.

Os manipuladores agem sem se importar com os outros. Eles só pensam em si, e não se importam de causar danos às suas vítimas. Astuciosos, eles utilizam com eficiência a arte de representar e seduzir.

E assim conseguem envolver e iludir aqueles que vão servir para abrir os caminhos para os seus intentos. Eles usam todo e qualquer meio à disposição, e aproveitam todas as oportunidades que aparecem para saciar o seu egocentrismo.

As artimanhas usadas pelas pessoas manipuladoras.

As manipulações podem se apresentar com diversas faces. Podem ser com conversas encantadoras, com elogios desmedidos, evocações sobre os feitos do outro, apelos emocionais, ofertas vantajosas, exibicionismo, entre outras tantas.

Usadas pelo manipulador com o único objetivo da conquista do que quer, não importa quantas pessoas ele possa ferir para isso, pois, profundamente egoísta, apenas considera os seus interesses.

Quando o manipulador não alcança seu objetivo, em função de sua obstinação, ele vai continuar perseguir os seus intentos. Para isso, ele vai buscar formas de atingir as pessoas da família e do círculo de vida daquele que não se dobrou aos seus “encantos”.

Para isso, lança mão da vitimização e procura difamar o seu alvo junto às pessoas do seu convívio, para que estas sintam pena, como se o manipulador fosse um injustiçado, uma vítima.

Na maioria das vezes, ele consegue êxito ao persuadir as pessoas com a sua atuação. O manipulador mostra segurança, se mantém calmo e engana a todos enquanto o seu alvo se descontrola e perde a calma e a razão aos olhos dos demais.

Como se proteger para não cair nas malhas do manipulador.

Como dizia o poeta, são demais os perigos desta vida, por isso devemos estar sempre atentos ao que ocorre à nossa volta. Assim, precisamos perceber que aqueles que nos elogiam muito nem sempre estão nos admirando. E mesmo aqueles que se prontificam a nos ajudar, muitas vezes o fazem de forma premeditada para lucrar sobre nós lá na frente.

A melhor forma de escapar das artimanhas dos manipuladores, portanto, é nos mantermos firmes em nossa confiança, sentirmos o que nossa essência expressa em cada situação com todos aqueles que nos rodeiam.

Quando estamos ligados em nossa essência, estamos expressando a nossa verdade, isto é, quem em verdade somos. E é esta a nossa melhor defesa.

José Batista de Carvalho

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre LêAqui

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Descubra mais sobre LêAqui

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading