Pular para o conteúdo
Início » Autoconhecimento » Princípio Espiritual » Em poucas palavras, a síntese da serenidade

Em poucas palavras, a síntese da serenidade

A prece que arrebanha histórias de superação.

Não existe um consenso entre os pesquisadores sobre a autoria da famosa oração, que é uma síntese da serenidade. Há indícios que a Oração da Serenidade possa ter se originado de frases de filósofos da antiguidade, mas é certo que as suas palavras remetem a um sentimento de aceitação da  vida. Elas mostram outra forma de ver o mundo e as coisas que nos afligem, permitindo, assim, que sejamos adentrados por uma suave sensação de paz advinda da sabedoria.

A “Oração da Serenidade” é uma oração profundamente ligada aos grupos de ajuda mútua que se utilizam do Programa de 12 Passos em seus centros de recuperação.

“Esta oração retrata a luta diária que as pessoas que pertencem a estes grupos devem enfrentar para superar a si mesmos e pegar forças para melhorar as suas vidas. Para as pessoas que frequentam estes grupos de ajuda mútua, é preciso se contemplar em um espelho e querer a transformação. É aí que a Oração da Serenidade dá forças a eles.”

Para os Alcoólicos Anônimos, essa oração é um mantra para qualquer ocasião de dificuldade: “uma brisa refrescante em um rosto avermelhado pela ira, uma curta canção de gratidão por boas notícias, um guia consolador diante das más notícias, a segurança reconfortante de que o mundo vai-se desenvolvendo como deve ser.”

Seus conceitos, revestidos de uma praticidade espiritualizada, certamente fazem com que “tantos membros de A.A. os levem gravados nas suas mentes e em seus corações, na sua viagem de sobriedade em direção a uma nova maneira de viver.”

Oração da Serenidade

Concedei-nos Senhor, a Serenidade necessária
Para aceitar as coisas que não podemos modificar
Coragem para modificar aquelas que podemos
E Sabedoria para reconhecer as diferenças.

Referências

AA – Alcoólicos Anônimos
Wikipedia

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

1 comentário em “Em poucas palavras, a síntese da serenidade”

Não é possível comentar.

Descubra mais sobre LêAqui

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Descubra mais sobre LêAqui

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading