A palavra mágica dos dinamarqueses para seguir em frente

Uma pequena palavra de grande significado

Conhecer algum costume de outros povos pode nos trazer interessantes conceitos.

Uma reportagem sobre os dinamarqueses, de Karen Rosinger – da BBC, chamou minha atenção.

De acordo com o texto, os dinamarqueses são considerados como um dos povos mais felizes do mundo. E eles têm uma “palavra mágica”: pyt.

A matéria procura dar uma ideia do significado tão especial dessa pequena palavra: Pyt não tem uma tradução direta para outros idiomas. Algumas interpretações incluem “não importa”, “não se preocupe” ou “esqueça” – mas estas expressões não transmitem o aspecto positivo da palavra.

Pyt é usada para dizer que você aceita que uma situação está fora de seu controle e, mesmo que esteja aborrecido ou frustrado, decide não desperdiçar energia pensando mais nisso. Você aceita e segue em frente. Pyt também é usada para confortar outras pessoas e amenizar situações infelizes.

Pyt é geralmente usada para demonstrar a aceitação de uma situação frustrante e imutável – mas que não representa uma ameaça nem altera nossa vida.”


Você pode gostar também:


Este conceito tem consonância com a ideia apresentada por Dalai Lama, cujo texto na sua íntegra, você pode ler aqui: A mensagem de Dalai Lama para superar o stress e a depressão.

No momento, vamos destacar o seguinte trecho: “Se a situação ou problema pode ser remediado, então não há necessidade de se preocupar com isso. Em outras palavras, se houver uma solução ou uma saída para a dificuldade, você não precisa se sentir sobrecarregado por ela. A ação apropriada é buscar sua solução. Então é claramente mais sensato gastar sua energia se concentrando na solução do que se preocupando com o problema.

 Da mesma forma, se não há solução, não há possibilidade de resolução, então também não há motivo para se preocupar, porque, de qualquer maneira, você não pode fazer nada sobre isso. Nesse caso, quanto mais cedo você aceitar esse fato, mais fácil será para você. Esta fórmula, claro, implica confrontar diretamente o problema e ter uma visão realista. Caso contrário, você será incapaz de descobrir se há ou não uma solução para o problema.”

Siga em frente e não deixe as contrariedades sugarem sua energia

Voltando à matéria da BBC, vemos que o significado da palavra pyt é ensinado nas escolas, desde o jardim de infância. “Geralmente, é apenas uma tampa de plástico com a inscrição da palavra, colada a um pedaço de papelão e colocada em algum lugar central na sala de aula, para ser usada em situações em que as crianças se sentem incomodadas, como ao não chegarem em primeiro lugar em uma corrida ou vencer um jogo. Essencialmente, elas aprendem desde cedo que perder não é algo ruim, porque isso também faz parte da vida. A ação de pressionar um botão físico parece ajudá-las a limpar suas mentes e a seguir em frente.”

Nenhum de nós está isento de ter que enfrentar um problema, sofrer uma contrariedade, passar um vexame, sentir uma frustração, enfim, ter que que lidar com algum tipo de situação que, em maior ou menor grau, não é agradável.

Se deixarmos nosso pensamento preso a essa situação, ainda que temporariamente, esse será um tempo desperdiçado em nossas vidas, porque ficamos com a energia estagnada e não conseguimos ir adiante com nossas realizações.

Portanto, nas contrariedades com as quais nos deparamos nas esquinas da vida, o melhor a fazer – como já dizia a música –  é levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima.

 

Noemi C. de Carvalho

 


Talvez você queira ler:

Na relação ganha-perde, saia ganhando

As duas palavras que guardam o segredo da felicidade dos dinamarqueses  –  (BBC News Brasil)


 

Anúncios


Categorias:Autoconhecimento

Tags:, , , , , , , ,

1 resposta

  1. verdade

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: