Pular para o conteúdo
Início » Autoconhecimento » O apreço não tem preço, eu vivo ao Deus dará

O apreço não tem preço, eu vivo ao Deus dará

apreço amizade

As músicas que tocam as nossas emoções.

Muito da formação do repertório de nosso inconsciente vem das músicas que são ouvidas.

A música tem o poder de ressoar na mente e ativar diversas ligações que despertam emoções. Ao juntarmos essa capacidade de gerar emoções com os momentos vividos embalados ao som das músicas, temos a combinação ideal para a formação de um forte elemento unindo emoção e memória, que ficará, então, registrado em algum lugar na mente.

Então, ao se ouvir a mesma música, é como se um botão fosse acionado, e todo o pacote vivenciado pela canção emerge trazendo consigo todas as emoções e lembranças, não importa quanto tempo tenha passado nem mesmo que as circunstâncias  atuais sejam completamente diferentes. Outro fato é que não importa se o momento vivenciado foi bom ou não, pois ele surge tal qual aconteceu.

Esse mecanismo deflagrado pelas músicas também pode ser utilizado na tarefa de transformar pensamentos e equilibrar emoções desalinhadas.

Ao perceber que tipo de emoção emerge ao ouvir determinada música, procure recuperar o fato vivenciado quando essa música tocou. Verifique o que aconteceu, para entrar em contato com a emoção e “conversar” com o fato, tirando a força dele e suavizando o desconforto e sofrimento.

É claro que quando o quadro se apresentar com boas emoções e lembranças gostosas, o que tem que ser feito é procurar ao máximo fixar isso na mente, pois esses acontecimentos ajudam a construir e alimentar a autoestima.

Uma conversa de botequim.

Escrevi essa pequena explicação em função de hoje ter sido arrebatado por uma dessas ciladas sincrônicas com as quais tropeçamos pela vida.

O veículo sonoro que passou por mim é uma das mais belas músicas da nossa música popular, composta por Silvio Silva Jr. e Aldir Blanc.

A música é: “Amigo é para essas coisas”, que conta um encontro entre dois amigos em um bar. Um deles passa por dificuldades e encontra no amigo apoio e palavras de incentivo, demonstrando o admirável significado de uma forte amizade.

Esta música foi lançada em 1970, e o lamento do amigo se dá numa mesa de bar que, na época, além das bebidas, servia de confessionário, onde poemas eram  feitos e músicas descobertas entre as conversas.

Um singelo e triste drama do cotidiano.

Neste singelo e triste drama cotidiano percebemos que o bem de um se contrapõe à infelicidade do outro. Ao que parece, a provável causa principal seja o infortúnio na relação com Rosa enquanto o outro, com Beatriz, encontrou o seu jeito de ser feliz.

O notável é que apesar de já há algum tempo eles não se encontrarem, mantinham a união dos sentimentos, mesmo após os caminhos diferentes que os separou até este novo encontro

O laço maior desse sentimento, que é a amizade, se reflete na preocupação de um achar que está incomodando o amigo com suas lamúria. E, por outro lado, o outro querendo amenizar tamanho desalento da melhor forma possível.

No final, ao recusar a ajuda monetária, surge a expressão maior que marca as grandes amizades e seu caráter fraterno: o apreço não tem preço.

Essa palavra, não muito usual nos dias de hoje, resume todo respeito ao outro, a consideração, a estima, o sentimento que a existência do outro é muito importante, querida e que também nos define como ser.

Por isso devemos valorizar aqueles que sempre estão ao nosso lado, não importando as circunstâncias, ocasiões ou distâncias. Estes são verdadeiros, pois revelam o que em essência são.

E tudo isso se iniciou com uma antiga música que ouvi passando por mim numa manhã ensolarada.

Deixo um abraço amigo.

José Batista de Carvalho

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

1 comentário em “O apreço não tem preço, eu vivo ao Deus dará”

Não é possível comentar.

Descubra mais sobre LêAqui

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Descubra mais sobre LêAqui

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading