Como pensamentos e crenças podem estar bloqueando sua vida

A “biblioteca pessoal” de onde vêm nossos pensamentos

Muitas vezes vem um pensamento à cabeça ou nós falamos alguma coisa sem de fato prestar muita atenção ou perceber a ideia ou frase que formamos. Pode ser tanto uma forma recorrente de pensar, palavras que usamos comumente, rótulos que temos para situações, para pessoas, e – sim! – inclusive para nós mesmos.

Ao longo de nossa vida, adquirimos um certo repertório, que foi se formando com base em tudo o que se passou ao nosso redor: as pessoas com quem convivemos na família, na escola, no trabalho, cenas que presenciamos, situações que ocorreram conosco, tudo isso foi sendo integrado em nossa “biblioteca pessoal”.

Essa “biblioteca” faz parte de nossa estrutura mental e emocional. De lá vem grande parte dos pensamentos – e consequentemente das atitudes – que manifestamos diariamente. É interessante se você puder começar a perceber e identificar quando seus pensamentos são respostas padronizadas, automatizadas, vindas lá do seu passado.

O passado, muitas vezes, nos aprisiona em suas teias. Se você está em busca de algo diferente para sua vida, se você tem aspirações que ainda não se concretizaram e você não está confortável com isso, se você sente que isso te põe para baixo e causa ansiedade, tire da cabeça que tem que ser assim, que você já tentou de tudo e não tem jeito, não assuma que isso é normal, natural.

Natural é que seus pensamentos, suas emoções, suas ações sejam pautadas sempre pela confiança e pela serenidade, isto é, que nada que tenha vindo de uma origem externa a você possa lhe trazer qualquer tipo de desconforto emocional – seja medo, tristeza, insegurança, raiva, ansiedade.

É importante você aprender a proteger sua individualidade de influências exteriores, sejam atuais ou memórias do passado, pois o nosso universo emocional é extremamente delicado e suscetível a influenciações.


Recomendamos também:

Como desarmar padrões energéticos e se libertar do passado


Quando o passado continua agindo no presente

Quando as coisas não dão certo, é bem possível que alguns pensamentos estejam moldando a sua vida. E é muito difícil perceber isso. A esses conjuntos de pensamentos costumamos chamar de sistema de crenças. É um sistema interno rodando ideias e conceitos em que você acredita. Mas é bom questionar se você realmente acredita ou se foi levado a acreditar em certas coisas.

Pessoas que cresceram em ambientes de conflito familiar, por exemplo, podem ter incorporado essa ideia – sem perceber – e não conseguem se firmar num relacionamento amoroso estável e sincero. Quem passou a infância vendo a família sendo constantemente assolada por problemas financeiros, desempregos e falências, pode dar continuidade a esse padrão e não alcançar a realização profissional e material. Aqueles que passaram por sucessivas situações vexatórias e vergonhosas talvez não deslanchem em nenhuma área da vida por estarem sempre receosos de serem apontados e ridicularizados. E os exemplos se multiplicam, não param por aí.

Então, se você se vê inserido em alguma situação semelhante e está sofrendo por isso, você pode pensar da seguinte forma: qualquer coisa que esteja acontecendo em sua vida, ainda que desagradável ou dolorosa, é uma vistosa e chamativa vitrine, querendo chamar sua atenção para lhe mostrar o que você pode rever e reverter.

Não fique à mercê de sua mente: dê um rumo definido aos seus pensamentos

A reversão do pensamento, ou seja, mudar a forma de pensar sobre determinadas coisas, livrar-se do que não é genuinamente seu, é necessária para o progresso na vida.

É uma tarefa difícil, que vai colocar você em confronto com aspectos pessoais. Isso requer coragem, determinação e persistência. E também paciência. A paciência de respeitar sua capacidade de lidar com cada aspecto a seu tempo, deixando que surjam gradualmente, resolvendo um para depois cuidar de outro.

Quando você começa a perceber, aceitar, entender e reverter a ação desse complexo mental/emocional que foi se consolidando ao longo dos anos, você entra num estado de atenção e começa a agir de forma mais consciente, e não apenas se deixando levar por pensamentos que, na verdade, nem são seus. Você apenas os incorporou.

Esse é um passo importante: perceber se você está preso a alguma crença que está bloqueando sua vida. É só o primeiro passo. Mas é muito importante, pois é o que vai nos impulsionar, vai iniciar o movimento. E é de passos que se faz uma caminhada.

 

Noemi C. de Carvalho 

 


Talvez lhe interesse também:


 

Anúncios


Categorias:Autoconhecimento

Tags:, , , , , , , , ,

1 resposta

  1. Artigo maravilhoso . Aqui ao ler as postagens eu encontro força e consigo me acalmar nas horas de fraquezas da alma. Continuem com esse trabalho pois é uma verdadeira aula de bons ensinamentos. Obrigada. Parabéns e sucesso

    Obter o Outlook para iOS
    ________________________________

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: