Você também anda sofrendo de ansiedade?

Um alarme para prestar atenção

Peito oprimido, falta de ar, coração batendo mais forte, frio no estômago, dor de cabeça, transpiração, palpitações e um vago sentimento de que algo de ruim vai acontecer.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) cerca de 9,3% dos brasileiros passam por esses sintomas , sendo considerado o país com o maior número de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo.

Se considerarmos que dia a dia nosso estilo de vida está se acelerando e exigindo ações e respostas mais rápidas, portanto elevando o grau de pressão e exigência, teremos ainda mais pessoas sofrendo.

A ansiedade funciona como um alarme que avisa sobre alguma ameaça e prepara a pessoa a adotar providências para enfrentar o perigo. Podemos considerar que o medo seria uma resposta a um perigo conhecido, real,  já a ansiedade é uma resposta a algo vago, indefinido.

Uma maneira de começar a controlar a ansiedade

Uma das formas para amenizar a ansiedade é começar a ver a importância de se conscientizar que nossa vida sempre acontece no agora, neste momento, portanto evitar deslocar a atenção para o amanhã, deixar de viver esse inexistente amanhã antes dele chegar.  A partir do instante que se vive integralmente no presente, agindo com toda potencialidade e eficiência, se estará construindo um amanhã melhor.

Largue todas as fantasias e escolha viver agora. Este instante é real, vivo e abençoado. Pare de se preocupar com o que pode acontecer, o que for será. Viva sua vida no único momento que isso é possível: agora.

Nunca se esqueça que amanhã você invariavelmente irá colher o que plantou hoje. Portanto se você prosseguir nessa ansiedade, com o pensamento desgovernado, irritado, poderá atrapalhar o que pode estar por vir. Calma.

Permaneça sempre no presente. Podem aparecer aquelas vozinhas perturbadoras ameaçando que tudo pode dar errado e trazer muitos problemas. Isso pode gerar um tormento em sua cabeça. Não se aflija, recuse-se a dar atenção a elas firmemente, repita mentalmente que suas ações são sempre no bem maior, e que você não fará nada impulsionado pelo medo. No momento certo, tudo se concretizará da melhor forma.

Agora, comece a construir seu futuro com serenidade e confiança

Após vencer a fase das ameaças mentais das antigas crenças é hora de semear as novas  sementes que irão construir seu futuro. Agora, a atenção é em você. Em pensamento, afirme que a partir de agora irá se por em primeiro lugar, irá viver toda sua potencialidade. Diga o quanto você é especial, assuma seu lugar na vida, na perfeição, beleza e pureza. Sinta-se especial, afinal todos nós fomos criados especiais, únicos. Tenha a consciência de que o negativo só pode nos afetar quando acreditamos nisso, os problemas acontecem quando neles acreditamos.

Saiba que quando conseguir sentir-se bem e um ser especial, você compreenderá que pode ser uma fonte da expressão das forças divinas. Reconheça essa verdade, sinta a força da natureza percorrendo o seu ser desbloqueando seus canais energéticos, abrindo caminho para você se encontrar consigo mesmo, a sua essência.

E neste encontro, reconheça a vida, a beleza e as virtudes que você possui, sinta-se especial, e saiba que, quando você está em si e expressa todos os seus potenciais nada será impossível, tudo que for para você virá na hora certa e no momento mais adequado. Tenha essa certeza e deixe a ansiedade para trás.

 

José Batista de Carvalho

 

 

Fonte: Jamil Chade e Isabela Palhares, O Estado de S. Paulo

 

 

Anúncios


Categorias:Emoções

Tags:, , , , , , , ,

1 resposta

  1. Gratidão! Vossas mensagens são um alívio para minha alma. Que bom que Deus ainda conserva alguns de seus anjos na terra.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: