Saia do padrão e escolha ser você

Acompanhe a tendência atual para a simplicidade

Hoje em dia vemos vários movimentos de retorno à simplicidade. A consciência social em relação a questões como consumismo, consumo consciente e produção sustentável tem se elevado sobretudo devido aos problemas que vem sendo detectados com a deterioração do meio ambiente e todas as questões climáticas que este assunto envolve.

Busca-se, então, um modo de viver mais simples. E o que é ser simples? Simples traz a ideia de descomplicado, comum, modesto, singelo, humilde.

No sentido do desenvolvimento pessoal, talvez possamos dizer que simplicidade é a liberdade de escolher quem você é. Simplesmente.


Você também pode gostar de ler Minimalismo: um jeito despojado de viver


Simplicidade é abrir mão daquilo que não é verdadeiramente importante. Reconhecer o que são modismos sociais nos quais embarcarmos desavisadamente, seja em relação a compra de bens materiais como no que se refere a qualidades pessoais socialmente apreciadas e valorizadas, tudo para termos a sensação de estarmos integrados, de “fazer parte”.

Vamos adquirindo uma forma socialmente aceita e valorizada, mas a nossa alma fica disforme. Nos enquadramos na sociedade, mas a real expressão de nosso ser fica limitada. Vamos acumulando conquistas, bens, poder, notoriedade, que o tempo acaba por transformar num peso que leva ao profundo medo do sentimento de perda.

Mas como perder o que nunca fomos nós realmente? Quando nos desvencilhamos dessas necessidades ilusórias, dando a cada uma delas a sua devida importância sem aumentar desproporcionalmente o significado que tem para nós, não vamos sofrer por não ter, por não ser ou pelo medo de perder.

Deixe de lado as comparações e escolha você

Quando nos aceitamos como somos, sem a preocupação obsessiva com o que os outros vão pensar, sem compararmos a todo momento nossa vida com a dos outros, vivemos nossa vida de acordo com nossas preferências e ficamos livres de muitos dos pesos que nos sobrecarregam.

E quem ainda não está vivendo como gostaria, é preciso ter em mente que nada é imutável. Aceitando que tudo à nossa volta pode ir e vir, desfrutamos com gratidão o que temos e não nos impacientamos com o que ainda não realizamos.


Talvez lhe interesse ler Mais um dia…


A vida vai continuar, de qualquer jeito, do jeito que for. Quando a aceitamos, ela se torna mais leve, mais fácil de viver. Com esse estado de espírito, nosso empenho em realizar nossas aspirações torna-se mais produtivo.

A vida é feita de escolhas, a todos os momentos. A primeira delas é sempre o que vamos pensar, que pensamentos vamos deixar circulando pela nossa mente. Principalmente os pensamentos que vamos ter sobre nós mesmos, que sempre devem ter uma forte energia positiva quanto ao nosso potencial e capacidade de realização, trazendo a confiança que impulsionará nosso dia.

Sempre é tempo para começar. Começar a separar o que somos do que não somos. Começar a abrir mão do que não é útil, desapegar-se do que não é agradável, libertar-se do que não é confortável – seja bens materiais, seja características de personalidade que construímos para nos relacionarmos na sociedade. Aos poucos, vamos começar a nos reencontrar, a sentir o nosso eu original, simples, único e incomparável.

 

Noemi C. Carvalho

 


Escolha seguir LêAqui também nas redes sociais:


 



Categorias:Autoconhecimento

Tags:, , , , , , , , ,

2 respostas

  1. “Simplicidade,escolher quem você é.”
    Amei.

    Curtir

  2. Texto muito bom que nos ajuda a sermos mais autênticos. Estou nesse caminho e todas as ajudas são bem – vindas.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: