Pular para o conteúdo
Início » Autoconhecimento » Saia do padrão e escolha ser você

Saia do padrão e escolha ser você

Acompanhe a tendência atual para a simplicidade.

Hoje em dia vemos vários movimentos que trazem como escolha o retorno à simplicidade. A consciência social em relação a questões como consumismo, consumo consciente e produção sustentável têm se elevado, sobretudo devido aos problemas que vêm sendo detectados com a deterioração do meio ambiente e todas as questões climáticas que este assunto envolve.

Busca-se, então, um modo de viver mais simples. E o que é ser simples? Simples traz a ideia de descomplicado, comum, modesto, singelo, humilde.

No sentido do desenvolvimento pessoal, talvez possamos dizer que simplicidade é a liberdade de escolher quem você é. Simplesmente.

Em outras palavras, simplicidade é abrir mão daquilo que não é verdadeiramente importante. Reconhecer o que são os modismos sociais nos quais embarcarmos desavisadamente, tanto em relação a compra de bens materiais, bem como no que se refere a qualidades pessoais socialmente apreciadas e valorizadas. Tudo isso ansiosamente procurado para ter a sensação de estar integrado, de “fazer parte”.

Assim, vamos adquirindo uma forma socialmente aceita e valorizada, mas a nossa alma fica disforme. Nos enquadramos na sociedade, mas a real expressão de nosso ser fica limitada. Vamos acumulando conquistas, bens, poder, notoriedade que o tempo acaba por transformar num peso que leva ao profundo medo do sentimento de perda.

Mas como perder o que nunca fomos nós realmente? Quando nos desvencilhamos dessas necessidades ilusórias, dando a cada uma delas a sua devida importância sem aumentar desproporcionalmente o significado que tem para nós, não vamos sofrer por não ter, por não ser ou pelo medo de perder.

Deixe de lado as comparações e escolha você.

Quando nos aceitamos como somos, sem a preocupação obsessiva com o que os outros vão pensar, sem compararmos a todo momento nossa vida com a dos outros, vivemos nossa vida de acordo com as nossas preferências e ficamos livres de muitos dos pesos que nos sobrecarregam.

E para quem ainda não está vivendo como gostaria, é preciso ter em mente que nada é imutável. Aceitando que tudo à nossa volta pode ir e vir, desfrutamos com gratidão o que temos e não nos impacientamos com o que ainda não realizamos.

A vida vai continuar, de qualquer jeito, do jeito que for. Quando a aceitamos, ela se torna mais leve, mais fácil de viver. Com esse estado de espírito, nosso empenho em realizar as nossas aspirações torna-se mais produtivo.

Na vida, a todo momento temos uma escolha a fazer. A primeira e mais importante, certamente, é sempre o que vamos pensar, que pensamentos vamos deixar circulando pela nossa mente. Principalmente os pensamentos que vamos ter sobre nós mesmos, que sempre devem ter uma forte energia positiva quanto ao nosso potencial e capacidade de realização, trazendo a confiança que impulsionará o nosso dia.

Sempre é tempo para começar. Começar a separar o que somos do que não somos.

Começar a abrir mão do que não é útil, desapegar-se do que não é agradável, libertar-se do que não é confortável – seja bens materiais, seja características de personalidade que construímos para nos relacionarmos na sociedade.

Aos poucos, vamos começar a nos reencontrar, a sentir o nosso eu original, simples, único e incomparável.

Noemi C. Carvalho

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

2 comentários em “Saia do padrão e escolha ser você”

  1. Laurinda Gonçalves

    Texto muito bom que nos ajuda a sermos mais autênticos. Estou nesse caminho e todas as ajudas são bem – vindas.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre LêAqui

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Descubra mais sobre LêAqui

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading