O que tem a ver criatividade com simplicidade e Lei da Atração?

A criatividade e a constante busca pelo progresso

Fala-se muito, atualmente, em simplicidade. Já publicamos, inclusive, alguns posts sobre o assunto, como Minimalismo: um jeito despojado de viver e Saia do padrão e escolha ser você.

Agora, ao criar o Universo, Deus pode ter sido muitas coisas, mas não foi simples. Em todas as suas manifestações, seja no reino mineral, vegetal ou animal, percebemos uma diversidade e abundância fabulosas, Ele de fato usou e abusou de criatividade, inventividade, genialidade e quaisquer outras palavras que possam ser usadas para adjetivar a variedade que nos cerca.

E já que fomos “criados à Sua imagem e semelhança”, é natural a tendência do ser humano dirigida a uma incessante busca de inovações e melhorias, dando vazão à criatividade e engenhosidade, em busca de uma vida melhor. É um curso evolutivo que demanda o progresso, realizado em todas as áreas de vida, seja no âmbito social, profissional, espiritual ou pessoal. Faz parte da natureza humana, assim como faz parte da natureza divina.

Progresso não precisa necessariamente envolver sofisticação, grandeza, multiplicidade. Nem tampouco simplicidade deve indicar monotonia, retrocesso, estagnação. O equilíbrio, a harmonia, a sensatez, devem ser as linhas mestras do progresso em todos os campos.

Poderíamos, desta forma, apontar para uma definição de simplicidade com algo como: ser simples é aceitar a condição de semelhança divina, sem falsa modéstia e sem arrogância presunçosa.

Como refere ao final a Prece de Cáritas”, ” Dai-nos a força de ajudar o progresso a fim de subirmos até Vós (…) e a  simplicidade que fará de nossas almas o espelho onde se refletirá Vossa santa e misericordiosa imagem.”

Como alcançar a simplicidade quando temos uma multiplicidade de pensamentos

Como tudo o que ocorre ao nosso redor é fruto da manifestação do que escolhemos pensar, decorre daí que, para simplificarmos nossa vida com equilíbrio e harmonia, precisamos começar simplificando nossos pensamentos. E para que isso funcione efetivamente, é preciso ter a compreensão de que o pensamento pode se desenvolver tanto inconscientemente, como podemos escolher a direção que queremos lhe dar.

Sabemos que o hábito torna nossas ações de certa forma automáticas, não precisamos pensar muito para realizar uma ação à qual já estamos acostumados. Mas quando ocorre uma mudança, muitas vezes nos pegamos agindo automaticamente, sem nos adaptarmos à situação atual. Por exemplo: quem já não tentou, ao faltar energia elétrica, acender a luz ou acionar algum aparelho e… “Ah, é mesmo, não tem luz…”

Com o pensamento é a mesma coisa: muitas frases ficam repassando pelo nosso quadro mental e nem percebemos sua presença. São muitas vezes pensamentos curtos, rápidos, quase imperceptíveis, mas que podem dificultar nossas realizações, embaralhar nossos sentimentos, plantar dúvidas e semear negatividade. Isso porque todos os pensamentos são criativos, agem como ímãs atraindo as condições para sua realização, não importando o que efetivamente queremos, mas o que é mais arraigado e forte dentro de nós.

Sei que isso parece confuso e difícil de entender. Para ajudar a compreender esse processo, leia (ou releia) o post Querer é poder: não é bem assim. Conheça a Lei da Atração. Procure observar com mais cautela o que passa pela sua cabeça, esforce-se em reconhecer os padrões negativos para que você possa direcionar seus pensamentos de forma criativa e construtiva.

 

Noemi C. de Carvalho

 


Siga LêAqui também nas redes sociais:


 

Anúncios


Categorias:Autoconhecimento

Tags:, , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: