Pular para o conteúdo
Início » Autoconhecimento » O perdão é uma energia que transforma a vida

O perdão é uma energia que transforma a vida

Mão deixando areia escapar por entre os dedos como sinal de desapego e perdão

O nosso corpo se ressente com antigos ressentimentos.

No post de ontem, Desatando o terceiro nó – Harmonize  o seu ser, harmonize sua vida, você teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o nosso corpo: os vários elementos que se integram para conferi-lhe a totalidade, os motivos e decorrências dos desequilíbrios no fluxo de energia, e, finalmente, como harmonizá-lo para reintegrar-se a uma energia positiva e fluídica de bem-estar e serenidade.

Apesar de ser uma estrutura forte e resistente, ainda assim nosso corpo –  seja no nível mental, emocional ou espiritual – apresenta fragilidade perante acontecimentos que ficam negativamente impregnados em seus recônditos energéticos.

Quando deixamos que energias do passado se prendam ao nosso corpo, carregamos isso pela vida como um pesado fardo, uma bagagem desnecessária em nossa viagem terrena. Esse peso pode resultar em diversos tipos de inconvenientes:

  1. retarda nosso passo e nossa caminhada rumo ao melhor desenvolvimento e aprimoramento de nossas qualidades, fatores estes que nos impulsionam para concretizar realizações e obter melhor qualidade de vida
  2. acomete nosso físico com desequilíbrios de todo tipo, sejam dores crônicas, enfermidades ou mesmo acidentes, comprometendo nossa disposição e motivação
  3. esmaga nosso ânimo e entusiasmo ocasionando desarmonias emocionais de toda ordem, seja uma leve mas diária irritação até um estado mais profundo de abatimento

Como se libertar dos antigos ressentimentos.

De acordo com o espírito Hammed, no livro “Renovando Atitudes”, psicografado por Francisco do Espírito Santo Neto, “Muitos de nós ficamos constantemente tentando provar que sempre estivemos certos e que tínhamos toda a razão; outros ficam repisando os erros e as faltas alheias.

Mas, se quisermos saúde e paz, libertemo-nos desses fardos pesados, que nos impedem de voar mais alto, para as possibilidades do perdão incondicional.”

Não há como retornar ao passado para reparar nossos atos ou pedir reparação a terceiros por ações que eles tenham protagonizado.

Portanto, para nos vermos livres desses entraves presentes em nossa memória, devemos usar a melhor –  e talvez a única –  ferramenta de que dispomos para tal ação: perdoar.

Perdoar não é esquecer a marcas que ficaram.

Seguindo com as palavras de Hammed, “por não recordarmos que o  perdão a nós mesmos e aos outros é um poderoso instrumento de cura para todos os males, é que impedimos o passado de fluir, não dando ensejo à renovação, e sim a enfermidade e desalentos.

Perdoar não significa esquecer as marcas profundas que nos deixaram, ou mesmo fechar os olhos para a maldade alheia.”

Vamos repetir esta frase, grave-a bem, ela é de fundamental importância para a compreensão do mecanismo do perdão, muitas vezes confundido como um ato de humilhação, rebaixamento ou, ao contrário, de superioridade:

“Perdoar não significa esquecer as marcas profundas que nos deixaram, ou mesmo fechar os olhos para a maldade alheia.”

Portanto, perdoar é um ato que vai nos beneficiar pelo entendimento de situações passadas sob um ponto de vista diferente. Nas palavras de Hammed, “perdoar é desenvolver um sentimento profundo de compreensão, por saber que nós e os outros ainda estamos distantes de agir corretamente.

Por não estarmos, momentaneamente, em completo contato com a intimidade de nossa criação divina, é que todos nós temos, em várias ocasiões, gestos de irreflexão e ações inadequadas.”

O perdão nos liberta dos laços energéticos negativos que nos prendem a pessoas ou a situações. Existem ocasiões na vida que é preciso escolher entre mostrar que se tem razão ou ficar em paz. Perdoar é preferir  viver em paz.

Naturalmente, todo mundo é livre para fazer suas escolhas.

Portanto, só depende de você continuar enredado nessa malha de negatividade ou libertar-se desses pesos e sentir-se mais leve e disposto para a vida.

 

Noemi C. Carvalho

 

 


LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitter


 

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre LêAqui

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Descubra mais sobre LêAqui

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading