Pular para o conteúdo
Início » Autoconhecimento » Princípio Emocional » A realização na vida está em suas mãos, ou melhor, em suas emoções

A realização na vida está em suas mãos, ou melhor, em suas emoções

Pessoa no topo de uma colina com os braços ao alto, indicando vitória e realização na vida

Amor, bem-estar e prosperidade, paz e felicidade. Quem não quer?

Um dos fatores que pode estar exercendo influência sobre a realização na vida se refere às emoções sentidas no desenrolar de alguma situação.

Nem sempre é possível conseguir realização em tudo ao mesmo tempo ou durante todo o tempo. Mas, às vezes, existe alguma área específica em que, por mais que você queira, tente e se esforce, parece que não tem jeito de dar certo.

Às vezes existe uma área de sua vida em que você não está conseguindo a realização que gostaria. Geralmente, acaba sempre do mesmo jeito, ainda que você faça outras escolhas. Neste caso, é importante tentar encontrar o que é que está levando a isso. Você pode, assim, tomar outras atitudes, fazer tudo diferente e, consequentemente, conseguir outros resultados.

Achar que a culpa é sua por não conseguir ou achar que alguém ou algo é o culpado da sua situação, não vai resolver. Se existem bloqueios em sua vida que têm uma origem de ordem emocional, você precisa compreender e transformar esse estado de coisas. Você vai precisar, dedicar um certo tempo a isso, fazer um recolhimento interior e querer, verdadeiramente, encontrar o motivo e a solução.

Uma coisa importante a salientar é que muitas vezes não temos a exata noção, isto é, não temos a consciência dessas emoções e dos efeitos negativos que elas causam. Não conseguimos relacionar “isto está assim na minha vida por causa daquilo”. Só com o tempo, com os trabalhos de interiorização, as mentalizações, as leituras, é que começam a surgir imagens e diálogos dos acontecimentos vinculados à nossa história.

Começando a procura por sentimentos que ficaram recalcados.

Nas etapas percorridas num processo de autoconhecimento, aquilo que podemos chamar de harmonização pessoal envolve lidar – ou seja, reconhecer, aceitar e transformar – todos os aspectos pessoais que sofreram  e foram, de alguma forma, humilhados, maltratados ou ignorados.

Eles são as dores e angústias que ficaram guardadas nas sombras pelo receio de sentir novamente a dor emocional que provocaram. Ou porque trazem um sentimento de  vergonha que mantemos escondido para que ninguém perceba, mas que interfere na nossa realização na vida.

Quando vier à tona algum fato relacionado ao seu passado – tanto da época de infância ou mesmo fatos mais recentes – que faz com que você se sinta mal, procure não se fixar àquele momento, às pessoas envolvidas e ao que você sentiu. Repasse a situação com um outro olhar.

Algumas dicas para você transformar as emoções que estão bloqueando a realização na sua vida.

Transformar as emoções não é uma tarefa simples, mas você pode começar com algumas das sugestões abaixo. Desta forma, avalie:

1- Se muitas vezes você ouviu frases depreciando suas qualidades ou mesmo se não teve a motivação e encorajamento que gostaria de ter recebido, certamente você aprendeu muitas outras coisas nesse tempo que se passou. Você adquiriu novos conhecimentos, aprimorou qualidades, desenvolveu habilidades e agora é capaz de reconhecer o seu valor e implementar o seu entusiasmo por si próprio.

2 – Caso você alguma vez tenha sofrido por ter sido exposto de forma a lhe causar vergonha, ou se sofreu agressões verbais ou mesmo físicas, você sabe que guardar mágoa, raiva, rancor, vergonha, medo, só vai fazer mal a você mesmo ao manter esses episódios sob uma densa e sombria névoa. Deixe que tudo que o aborreceu, assustou e envergonhou seja envolto por uma suave e translúcida neblina que aos poucos vai se dissipando. Ao mesmo tempo, sinta que vão se extinguindo os sentimentos relacionados ao fato em questão.

3 – As experiências que você viveu em família, na sua infância, não precisam se repetir na sua vida agora. Não é porque seus pais brigavam ou se separaram que você vai ficar fadado a viver decepções amorosas e não vai encontrar um par para um relacionamento duradouro. Da mesma forma, se seus pais não conseguiam ter sucesso em empreitadas profissionais e vocês viviam sempre em dificuldades, isso foi o que aconteceu com eles e não há nenhuma lei que diga que você tem que seguir o mesmo caminho. Não existe um carma hereditário. O que existe são as impressões que ficaram gravadas em sua mente, os sentimentos que você guardou em relação àqueles fatos.

Faça a escolha pelo seu bem-estar e felicidade, pela realização na vida.

Quando conseguimos compreender que somos nós os maiores prejudicados ao guardar esses sentimentos, e que ninguém – a não ser nós mesmos – pode resolver isso para nós, fica mais fácil fazer uma escolha.

Podemos escolher entre nos liberarmos de todo esse passado inconveniente que nos mantém estagnados e abrir espaço para novas oportunidades, ou continuar do jeito que está.

Procure não julgar ninguém, nem você nem outras pessoas envolvidas, pois todos nós somos seres num caminho de aprendizado, todos estamos sujeitos a errar.

Para conseguir a realização na vida, faça a escolha certa: escolha você.

Noemi C. Carvalho


Lembre-se: sempre que você sentir que é necessário, procure orientação profissional para ajudá-lo na solução de conflitos internos.


Você pode ler mais sobre este assunto em:

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.
Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitter

Acompanhe as publicações inscrevendo-se para receber:
– Newsletter
– Notificações

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre LêAqui

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Descubra mais sobre LêAqui

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading