Autoestima: a valorização que não depende dos outros

Os relacionamentos podem ajudar a melhorar a visão de si mesmo

Autoestima: este foi o tema do post da semana, da série Sete passos para você desatar os nós que amarram a sua vida. Vamos aproveitar, então, e falar mais um pouco sobre isso.

Nós estamos nesta vida para nos relacionarmos, pois através dos relacionamentos podemos nos conhecer melhor e crescer espiritualmente. As relações com outras pessoas representam, muitas vezes, espelhos de nosso próprio interior.

Se prestarmos atenção, certamente vamos identificar que o comportamento que nos irrita ou ofende nos outros é algo que, lá no fundo, também possuímos. Por isso é melhor não julgar e não criticar, mas apenas observar e procurar identificar porque aquele aspecto nos incomoda.

Quando aceitamos que não somos perfeitos, conseguimos olhar tranquilamente para nossos defeitos e podemos, então, buscar formas de equilibrar, reverter ou mudar o que não gostamos. Ao ficarmos livres de nossas próprias críticas e julgamentos conseguimos ter um novo olhar para nós mesmos. Podemos, então, reparar naquilo que temos de bom e começamos a sentir confiança em deixar que nossas qualidades se tornem visíveis.


Você pode gostar de ler:

Com o tempo e o aprimoramento, começamos a perceber algumas diferenças em nós, em nosso comportamento, o que nos permite ter um relacionamento mais positivo com nós mesmos e com os outros. Nas situações do dia a dia, começamos a notar que agimos de outra maneira, demonstrando atitudes como:

  • firmeza – sem mostrar arrogância
  • humildade – sem ser submisso
  • amor – sem o ranço da posse
  • individualismo – sem incorrer em egoísmo

É certo que quando nos aceitamos melhor, também passamos a aceitar as outras pessoas de uma forma melhor.  A qualidade das pessoas que se aproximam de nosso convívio também é melhor. Mas, acima de tudo, nossas escolhas são mais seguras e nossa vida melhora.

 

Noemi C. Carvalho

 


Melhore sua energia: siga LêAqui  também nas redes sociais:


 



Categorias:Emoções

Tags:, , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: