Pular para o conteúdo
Início » Autoconhecimento » Autoestima: a valorização que não depende dos outros

Autoestima: a valorização que não depende dos outros

Os relacionamentos podem ajudar a melhorar a visão de si mesmo

Autoestima: este foi o tema do post da semana, da série Sete passos para você desatar os nós que amarram a sua vida. Vamos aproveitar, então, e falar mais um pouco sobre isso.

Nós estamos nesta vida para nos relacionarmos, pois através dos relacionamentos podemos nos conhecer melhor e crescer espiritualmente. As relações com outras pessoas representam, muitas vezes, espelhos de nosso próprio interior.

Se prestarmos atenção, certamente vamos identificar que o comportamento que nos irrita ou ofende nos outros é algo que, lá no fundo, também possuímos. Por isso é melhor não julgar e não criticar, mas apenas observar e procurar identificar porque aquele aspecto nos incomoda.

Quando aceitamos que não somos perfeitos, conseguimos olhar tranquilamente para nossos defeitos e podemos, então, buscar formas de equilibrar, reverter ou mudar o que não gostamos. Ao ficarmos livres de nossas próprias críticas e julgamentos conseguimos ter um novo olhar para nós mesmos. Podemos, então, reparar naquilo que temos de bom e começamos a sentir confiança em deixar que nossas qualidades se tornem visíveis.


Você pode gostar de ler:

Com o tempo e o aprimoramento, começamos a perceber algumas diferenças em nós, em nosso comportamento, o que nos permite ter um relacionamento mais positivo com nós mesmos e com os outros. Nas situações do dia a dia, começamos a notar que agimos de outra maneira, demonstrando atitudes como:

  • firmeza – sem mostrar arrogância
  • humildade – sem ser submisso
  • amor – sem o ranço da posse
  • individualismo – sem incorrer em egoísmo

É certo que quando nos aceitamos melhor, também passamos a aceitar as outras pessoas de uma forma melhor.  A qualidade das pessoas que se aproximam de nosso convívio também é melhor. Mas, acima de tudo, nossas escolhas são mais seguras e nossa vida melhora.

Noemi C. Carvalho

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre LêAqui

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Descubra mais sobre LêAqui

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading