Utilidade pública – Sarampo: aumento de casos preocupa autoridades

Vacina contra o sarampo pode ser tomada também no Metrô, CPTM e EMTU.

Desde o começo de junho, houve um enorme aumento de casos de sarampo no Estado de São Paulo, passando de 51 para 484, sendo que 363 foram registrados somente na capital.

A Secretaria Municipal da Saúde da Cidade de São Paulo, em ação conjunta com a Secretaria de Estado de Saúde, anunciou nesta segunda-feira dia 22 de Julho, que foi prorrogada a Campanha de Vacinação contra o sarampo até o dia 16 de Agosto.

Segundo as autoridades de saúde, a capital paulista precisa vacinar todas as pessoas com idade entre 15 e 29 anos para barrar com eficiência o avanço da doença.

A Secretaria de Estado de Saúde informa que o público-alvo composto por jovens com idade de 15 a 29 anos, é considerado mais vulnerável a infecções devido a menor procura pela segunda dose da vacina. Embora representem aproximadamente 20% da população paulista, esses jovens respondem por cerca de metade dos casos do Estado.

Em entrevista concedida nesta segunda-feira 22, pelo prefeito de São Paulo, Bruno Covas e pelo secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, o prefeito comentou que “temos 363 casos de sarampo. Esse recrudescimento da doença vem em decorrência, especialmente, do fato das pessoas terem decidido não tomar vacina e isso se deve, em grande parte, às fake news que vem se espalhando pela internet.”

Na entrevista também foi abordado o alcance do contágio, sendo que uma pessoa com sarampo pode contaminar outras 18. Para aumentar a abrangência da campanha, a  vacinação pode ser solicitada em locais como condomínios, empresas e escolas, pelo telefone 156, para análise do pedido e programação das ações dentro do cronograma da campanha.

O Governo do Estado também ampliou os locais para vacinação, sendo que a campanha está sendo realizada também em outros locais de acesso público, como estações do Metrô, CPTM, EMTU. A programação é divulgada semanalmente pelas secretarias e pode ser consultada aqui.

As autoridades da área de saúde ressaltam que a adesão à vacinação é fundamental para conter o surgimento de novos casos da doença na capital.

Mais informações podem ser obtidas nos sites da Prefeitura da Cidade de São Paulo e do Governo do Estado de São Paulo

Anúncios


Categorias:Variedades

Tags:, , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: