Embalagem para xampu feita com sabão: ecológica, sustentável e encantadora

Usar produtos biodegradáveis para reduzir o consumo de plástico. Foi a motivação da designer Mi Zhou para desenvolver e lançar o Soapack.

Cada vez mais cresce a preocupação com os produtos feitos à base de plástico.

A versatilidade, a eficiência e o baixo custo dos produtos plásticos incentivaram o desenvolvimento para as mais diversas aplicações. Mas de herói da indústria de consumo, ao longo dos anos tornou-se o vilão do meio ambiente, justamente em função de algumas de suas qualidades: a durabilidade e a resistência.

Apesar da possibilidade de reuso através da reciclagem, o reaproveitamento do material descartado tem se tornado cada vez mais difícil. O processo provoca altos índices de poluição, o que tem levado países recicladores a recusar carregamentos do produto.

O longo de tempo para degradação natural, que leva centenas de anos, está causando assombrosos prejuízos ao ecossistema, sobretudo quando descartados incorretamente, acumulando-se em florestas, rios e oceanos.

Estamos agora atravessando um período de transição, onde a sustentabilidade vem tomando lugar, motivando o surgimento de soluções inovadoras.

Vamos conhecer uma delas.


Talvez você se interesse também por:


Uma ideia inovadora a partir de antigos materiais

A Soapack é uma marca sustentável desenvolvida por Mi Zhou que utiliza sabão para fazer embalagens não só de xampus, mas também de outros produtos de higiene pessoal.

A proposta foi desenvolvida pela designer para produção de embalagens que se desintegram completamente, não deixando nenhum resíduo. A própria embalagem pode ser usada como sabão, uma vez que é produzida a partir de óleos vegetais e corantes naturais.

Em seu site, Mi Zhou comenta:

Embalagens de produtos sempre foram jogadas fora, não importa quão bem projetadas ou de que material elas são feitas. Em uma sociedade voltada ao comércio, a fim de economizar custos, os fabricantes envolvem tudo em plástico que, como todos sabemos, agora polui todos os cantos do mundo.

Os produtos de higiene pessoal, como o xampu, são produzidos em massa e o custo para produzir suas embalagens é incrivelmente baixo. Estima-se que uma única pessoa ao longo da vida use cerca de 800 frascos de xampu, a maioria dos quais são simplesmente jogados fora e poluem o ambiente levando milhares de anos para se degradar.

Através deste projeto, criei uma marca que propõe o uso de sabão como material de embalagem para xampus e outros produtos de higiene. Ao fazer isso, espero reavaliar fundamentalmente o que as embalagens poderiam ser, além de nos ajudar a reduzir o uso de plástico.”

A beleza das embalagens surpreende. Peças coloridas em tons suaves e com formatos arredondados, alguns lembrando delicados frascos de perfume, acrescentam ainda mais valor à ideia.

O projeto foi divulgado em Junho deste ano, na apresentação do trabalho de Conclusão de Curso na Central Saint MartinsUniversidade de Artes de Londres, onde Mi Zhou fez os estudos para pós graduação em design industrial, dentro do Programa de Futuros Materiais.

 

com informações de Soapack e Designboom

 

Anúncios


Categorias:Variedades

Tags:, , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: