Temperaturas caem neste fim de semana: quais alimentos ajudam a driblar o frio

Uma massa de ar polar promete derrubar bruscamente as temperaturas neste fim de semana, começando o declínio na sexta-feira.

A tarde desta sexta-feira pode ser a mais quente do inverno, passando dos 30 graus em muitas cidades do Estado de São Paulo. Mas no final da tarde, fique prevenido: fortes ventos de origem polar vão causar uma queda muito acentuada na temperatura. A previsão é que a temperatura caia 5 graus em apenas duas horas.

A frente fria também vai trazer pancadas de chuva, previstas a partir da tarde/noite de sexta-feira, bem como fortes rajadas de ventos, que combinados à nebulosidade e ao ar frio de origem polar vão fazer com que o fim de semana seja úmido e com sensação de frio constante.

(com informações de Climatempo)

Os alimentos termogênicos ajudam a elevar a temperatura corporal

As temperaturas baixas do inverno geralmente levam a um aumento no consumo de pratos quentes e mais calóricos, já que o corpo necessita de mais energia para se manter aquecido. Também é uma tendência no frio que haja redução da prática de exercícios físicos.

Uma alternativa para equilibrar o consumo e o gasto calórico é recorrer aos alimentos termogênicos, como por exemplo as pimentas, a canela e o gengibre.

De acordo com a nutricionista da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Sizele Rodrigues, os alimentos termogênicos são aqueles capazes de acelerar o metabolismo. “Além de aumentar o gasto calórico e elevar a temperatura do corpo, promovendo a queima da gordura corporal”, diz a especialista.

Por serem alimentos de digestão mais difícil, eles acabam exigindo que o organismo gaste uma maior quantidade de energia para concluir o processo, acelerando, desta forma, o metabolismo e favorecendo o gasto energético e, consequentemente, a perda de peso.

Confira a lista de alimentos termogênicos

Pimenta vermelha – contém capsaicina, substância que eleva em até 20% a atividade metabólica.

Chá-verde – contém cafeína e catequinas que, por estarem presentes em quantidade considerável, auxiliam na queima de gordura acumulada.

Gengibre – contém gingerol, substância termogênica que auxilia na perda de peso, devido a sua maior dificuldade de digestão. Pode elevar em até 10% a atividade metabólica. É também desintoxicante, além de possuir outros benefícios.

Canela – aumenta a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e promovendo a queima de gordura.

Café – contém cafeína, uma substância termogênica. Cuidado com a quantidade de açúcar para adoçar a bebida.

 

via SP Notícias

Anúncios


Categorias:Variedades

Tags:, , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: