Pular o café da manhã não é bom para crianças e adolescentes

Um estudo internacional investigou tendência para obesidade em quem não toma o café da manhã.

Numa parceria entre da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSPe pesquisadores da Europa foi publicado na revista Scientific Reports o resultado do estudo destinado a avaliar a relação entre ganho de peso em crianças e adolescentes e seus hábitos alimentares na primeira refeição.

A pesquisa, realizada em colaboração com cientistas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, Grécia e Itália, destaca que o hábito de dispensar o café da manhã pode tornar os adolescentes vulneráveis ao ganho de peso.

Estudos prévios apontam que cerca de 20% dos adolescentes pulam o café da manhã diariamente, sendo que entre meninas o comportamento é ainda mais habitual. Mas o desjejum é importante, ressaltam os pesquisadores, especialmente na adolescência, um estágio crítico de desenvolvimento com impacto importante sobre os comportamentos relacionados ao equilíbrio energético.

Como foi realizada a pesquisa

O resultado final da pesquisa foi obtido a partir dos dados de dois grandes estudos, um europeu e outro brasileiro.

O estudo europeu, realizado entre 2006 e 2007, avaliou 3.528 adolescentes de dez grandes cidades europeias, com idades entre 12 e 17 anos, de ambos os sexos. A coordenação foi feita pelo professor Luis Alberto Moreno, da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Zaragoza, na Espanha.

O estudo brasileiro, realizado em 2007, avaliou 991 adolescentes, com idades entre 14 e 18 anos, de ambos os sexos, na cidade de Maringá (PR). Foi coordenado pelo professor Augusto Cesar Ferreira de Moraes, do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública da USP.

O estudo levou em consideração os seguintes fatores:

  • peso e altura
  • índice de massa corporal (indicador de obesidade geral)
  • circunferência abdominal e relação cintura-altura (indicadores de obesidade abdominal)
  • atividade física
  • tempo dispendido com televisão, computador e videogames
  • tempo de sono
  • escolhas e preferências alimentares

Além desses itens, foi feita a avaliação sobre o hábito de tomar café da manhã, com base no grau de concordância (em uma escala de 1 a 7) com a afirmação “Eu muitas vezes pulo o café da manhã”.

Elsie Costa de Oliveira Forkert, epidemiologista e pesquisadora do Grupo de Pesquisa YCare do Departamento de Medicina Preventiva da FMUSP, diz que os resultados apontam que “Entre todos os comportamentos analisados relacionados ao equilíbrio energético, o que mais apresentou associação, aumentando em unidades média, os marcadores de obesidade, foi o comportamento de pular o café da manhã”.

“Pode-se imaginar que, entre os adolescentes de comportamento mais sedentário e que passam mais tempo diante da tevê, no computador ou brincando com eletrônicos, eles podem estar se alimentando inadequadamente, enquanto assistem televisão ou jogam. O sedentarismo associado ao maior consumo calórico é um caminho direto para a obesidade”, afirmou a pesquisadora.

O estudo indica que deixar de tomar o café da manhã pode predispor à obesidade

“O principal achado de nosso estudo indica que pular o desjejum está associado a marcadores de adiposidade em adolescentes, independentemente de onde vivem, do tempo de sono ou do sexo”, afirma Elsie Forkert.

Ela continua: “Ao pular o café da manhã, milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo podem substituir uma alimentação mais saudável dentro de casa (lácteos, cereais integrais e frutas) pelo consumo, em cafeterias e lanchonetes escolares, de alimentos industrializados muitas vezes hipercalóricos e de baixo valor nutricional, como salgadinhos, doces e refrigerantes, o que está diretamente ligado ao desenvolvimento da obesidade”.
Anúncios


Categorias:Variedades

Tags:, , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: