Jamais deixe de ser quem você é para agradar os outros

Você fica irritado quando as pessoas não lhe tratam como gostaria?

Quando você não tem a atenção e consideração que avalia merecer, fica triste e abatido?

Pois é, as pessoas não são como você gostaria, ou mesmo imaginava que fossem, não é mesmo?

Agora, sem querer abusar da sua boa vontade, talvez você também não seja a pessoa que imagina ser, e também não seja quem de fato gostaria de ser.

Geralmente, quando alguém se incomoda muito com a avaliação dos outros é porque não está cuidando bem de si e se importa muito pela aprovação dos outros pelo que faz e, assim, coloca na mão deles seu bem estar e felicidade.

Entenda que, provavelmente, na família, escola, entre os amigos e na sociedade em geral, a carga de estímulos para a competição é muito grande, gerando uma exagerada expectativa por desempenho e aprovação. Essas elevadas expectativas projetadas sobre você podem ter formado comportamentos onde a busca por segurança o façam estar sempre atento aos olhares externos.

Esse esquema gera como efeito a construção de um conjunto de hábitos e comportamentos voltados para agradar os outros, pois assim a sensação de sentir-se aprovado e acolhido aplaca e afasta os temores da rejeição.

Assim, com o passar do tempo, você cada vez é menos o que você é para tornar-se mais a idealização de um aceitável comportamento que trará conforto e segurança para os outros.

Perceba que, desta forma, você estará vivendo um ideal que não é seu, que na verdade é uma concessão do grupo e das carências de seus membros, que criam projeções para sentir-se bem.


Você pode se interessar por estes também. Leia aqui: 


Sua verdadeira natureza, quem em verdade você é, não se satisfará por muito tempo com as aspirações alheias, pois ela foi criada para ser criadora, para gerar novas e prósperas formas de viver, para trazer qualidades e virtudes únicas. Você é muito mais do que projetadas aspirações alheias: você é a própria criação, vivendo para criar.

Pare de estar a toda hora mudando o que você é para agradar os outros. Descubra quem você é, e desperte o brilho da sua essência.

Como?

Ora, há muito tempo já foi dito: “conheça-te a ti mesmo.”

 

José Batista de Carvalho

 


LêAqui: a resposta certa na hora certa


 

Anúncios


Categorias:Autoconhecimento

Tags:, , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: