Emoções negativas são um caso sério: não deixe elas ficarem em sua vida

Nem sempre conseguimos nos esquivar das emoções negativas.

Todos nós estamos sujeitos a passar por situações que nos tiram do sério e nos fazem sentir as chamadas (e temíveis) emoções negativas. Elas nos causam mal-estar, nos deixam irritados, acabam com nosso dia. E muitas vezes esse “dia” se estende por vários outros.

É bem fácil perceber que o maior prejudicado nessa história somos nós mesmos. Nesse caso, também é fácil perceber que o melhor a fazer é sairmos logo disso.


LêAqui: a mensagem certa na hora certa


Existem muitas formas diferentes para superar essas fases e certamente cada um tem uma dica da sua própria experiência de vida. Vamos ver como a experiência de Dalai Lama pode nos ajudar a sair dessa situação: “Quando você tem uma boa compreensão do funcionamento da mente e das emoções, você está em uma melhor posição para enfrentar suas emoções destrutivas. A compaixão dá origem a um sentimento de confiança e reduz o medo. Nestas circunstâncias, é mais fácil usar a sua inteligência claramente. É melhor manter-se calmo – calmo, mas não desanimado.”  

Nas poucas linhas acima, Dalai Lama nos mostra a importância do autoconhecimento para termos a compreensão de como funciona o mecanismo que dirige nossa mente e nossas emoções.

Esse conhecimento é um importante fator para reduzir o medo e aumentar a confiança, uma vez que isso nos leva a melhorar nossas atitudes e perdoar nossos erros passados.

A aceitação de nós mesmos leva também a uma maior compreensão e aceitação das pessoas com as quais convivemos.

Tudo somado, conseguimos nos manter num estado de paz que permite que usemos melhor nossa inteligência e, naturalmente, possamos fazer escolhas melhores para nossa vida.

Ele enfatiza que manter-se em paz, manter-se calmo, é diferente de ficar estagnado, parado ou mesmo aborrecido. Em poucas palavras: perdoe e siga em frente!

 

Noemi C. Carvalho

 


Mais sobre este assunto? Leia aqui:


 

Anúncios


Categorias:Emoções

Tags:, , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: