Conheça alguns dos canudos para bebidas da nova geração

Recicláveis, reutilizáveis, biodegradáveis, comestíveis: estes são alguns dos canudos para bebidas que você vai encontrar por aí.

Novos materiais, inovações para produtos existentes, novos usos para produtos naturais, retomada de materiais que haviam sido substituídos: esse é o resumo das ações destinadas a reduzir o uso de canudos plásticos para bebidas.

Estas são algumas das opções de canudos que já estão sendo comercializadas pelo mundo, numa das ações voltadas a preservar o meio ambiente.

1 – Canudo de papel

O canudo de papel tem suas origens no século XIX. Foi substituído pelo plástico, mas hoje volta como uma alternativa sustentável. O papel é biodegradável, decompõem-se rapidamente, e é produzido a partir de fontes renováveis, com madeira de reflorestamento. Coloridos e alegres, são encontrados nas mais diversas padronagens.

2 – Canudo de vidro

Os canudos de vidro são duráveis e recicláveis. Feitos de material resistente ao calor e a produtos químicos, com o mesmo tipo de material usado em produtos de laboratórios. Uma grande vantagem é que pode se ver facilmente se há resíduos em seu interior. Pode ser colocado em lavadora de louças e acompanha escovinha própria para limpeza interna. Muito versátil, é produzido em diversos diâmetros, em cores variadas, restos ou com curvaturas.

3 – Canudo de metal

Os canudos de metal podem ser feitos de vários materiais: aço inox, aço cirúrgico, alumínio, e até titânio e prata. Estes materiais não são tóxicos, são altamente resistentes, com vida útil longa e possibilidade de reciclagem. São produzidos em vários tamanhos, curvados ou retos. Assim como o vidro, podem ser lavados em lavadora de louças e têm escovinha para limpeza interna.

4 – Canudo comestíveis

Existem vários modelos deste tipo de canudo. Um deles, desenvolvido na Espanha, é biodegradável e produzido em diversas opções de sabor, como morango, limão e canela, sem adição de açúcares. Também podem ser encontrados os canudos feitos de açúcar, gelatina bovina e amido de milho, igualmente saborizados, e são comestíveis.

5 – Canudo de bambu

O bambu tem a vantagem de crescer rapidamente e a decomposição leva alguns poucos meses, sendo reutilizado para compostagem no plantio sustentável. Os canudos feitos com bambu podem ter uma vida útil em torno de três anos, e não necessitam de um processo fabril.

6 – Canudo de massa de macarrão

Desenvolvidos na Itália, utiliza a mesma massa do macarrão, no formato de espaguete com um largo furo. Não é reutilizável, mas é biodegradável.

7 – Canudos de silicone

O silicone, apesar de ser de difícil de reciclagem, liberam menos gases que produzem efeito estufa. São uma alternativa para crianças e pessoas com dificuldades motoras, pois é um material macio, flexível, não quebra e não machuca.

O plástico e o meio ambiente

O canudo plástico é tão pequeno, e por isso parece tão inofensivo. Mas por causa da quantidade consumida tem sido um grande responsável pelos impactos ambientais, uma vez que são uma das fontes do microplástico, que traz grandes prejuízos sobretudo à vida marinha. Seu uso é de alguns poucos minutos, é útil durante o tempo de consumir a bebida. Mas demora centenas de anos para se decompor na natureza.

Mais de oito milhões de toneladas de resíduos plásticos vão parar anualmente nos oceanos, sendo que o canudinho está entre os dez materiais mais encontrados durante recolhimentos de mutirões realizados em praias. Segundo as Nações Unidas, podemos ter mais plástico do que peixes nos mares em 2050, se não forem adotadas as medidas necessárias para redução do consumo e conscientização.

 

com informações de Boa VontadeCurta Mais

 


Se lhe interessa, leia também aqui:


 

Anúncios


Categorias:Variedades

Tags:, , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: