Agora é a melhor hora

Existem muitas recomendações a respeito de viver no “agora”, no “presente”, no “aqui”.

Esse conceito não é tão simples como parece, mas é mais importante do que imaginamos. Isto lhe rendeu vários livros, na tentativa de trazê-lo mais para perto de nós. Um dos autores que dedicou várias obras ao “agora” – como “O Poder do Agora” e “Praticando o Poder do Agora”, é Eckhart Tolle

Ficar no “agora” à primeira vista, parece fácil de ser entendido e praticado. Mas se você reparar bem, é muito provável que você se pegue em diversos momentos “escapando” dele.

Visitas ao passado, escapadelas ao futuro. Segundo Tolle, a divisão que fazemos da vida em passado, presente e futuro é apenas uma construção ilusória da nossa mente.

“O passado só pode ser lembrado agora. O que você lembra é um fato que aconteceu no agora e do qual você se lembra agora. O futuro, quando chega, é o agora. Portanto, a única coisa real, a única coisa que sempre existe, é o agora.”

O “agora” é o espaço onde tudo acontece

O momento atual, este exato instante, onde coisas acontecem, situações se modificam, é o “agora”. Tolle faz, inclusive, uma distinção muito clara entre os acontecimentos e o “agora”: “A maior parte das pessoas confunde o agora com o que acontece no agora. Mas não é isso. O agora é mais profundo do que qualquer conteúdo que ocorre nele. É o espaço no qual tudo acontece.” 

Os acontecimentos, assim que finalizados, já fazem parte do passado, enquanto o agora é sempre dinâmico, presente, atual. É o instante preciso e precioso que temos à disposição para pensar, decidir, executar.


Mais sobre este assunto? Leia aqui:


Por esta razão, quando nos concentramos no “agora”podemos estabelecer uma ordem de prioridade para as nossas ações e direcionar nossos esforços no atingimento de nossos objetivos de forma mais eficaz. Isto concede um significado especial em relação à responsabilidade que assumimos, com o empenho corretamente dirigido, para as realizações que queremos concretizar em nossa vida.

“O agora é o único lugar onde a Vida pode ser encontrada. Quando você passa a dar atenção ao agora, cria-se um estado de alerta. É como se você acordasse de um sonho, o sonho do pensamento, o sonho do passado e do futuro.”

“Agora” é uma boa hora para acordar dos sonhos do passado e das ilusões do futuro.

“Agora” é um bom momento para concentrar a atenção em seus planos.

“Agora”, é o preciso instante para valorizar a sua vida.

 

Noemi C. Carvalho

 


LêAqui: a mensagem certa na hora certa


 

Anúncios


Categorias:Autoconhecimento

Tags:, , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: