Robert Downey Jr.: a trajetória de ascensão, queda e superação de um astro

O ator Robert Downey Jr. por onze anos representou um dos heróis favoritos nas telas dos cinemas em todo o mundo: o bilionário gênio da tecnologia, impulsivo e carismático Tony Stark – o Homem de Ferro.

Disposto a se afastar do heroico personagem sempre pronto a salvar o mundo interpretado na série “Os Vingadores”, dos estúdios Marvel, ele continua na vida real com projetos destinados a salvar o planeta.

Num evento promovido pela Amazon, o Re: MARS 2019, no começo de Junho, Downey divulgou seu audacioso projeto. Durante a conferência sobre inteligência artificial, robótica e automação, ele falou sobre o Footprint Coalitioncom lançamento previsto para abril de 2020, cujo objetivo é despoluir uma área considerável da Terra até 2030.

O grupo Footprint Coalition (Coalizão da Pegada, em tradução livre), tem como objetivo arrecadar fundos de grandes investidores para transformar a Terra em um lugar menos poluído. Além de Downey, os atores Leonardo DiCaprio, Mark Ruffalo e Matt Damon, também fazem parte do projeto.

O projeto usará robótica e nanotecnologia, para reduzir a emissão de poluentes na atmosfera, aumentando a “vida útil” da Terra. Downey afirmou que com a aplicação dessa tecnologia, “nós podemos limpar o planeta significativamente, se não totalmente, em dez anos.

O Centro Nacional de Descobertas para a Restauração do Clima, entidade ligada ao governo da Austrália, emitiu recentemente um relatório sobre estudos realizados acerca das mudanças climáticas. O órgão afirma que se não houver uma diminuição expressiva no índice de poluição do ar e das águas até meados deste século, haverá “graves e irreversíveis consequências, com impacto na população humana e sobretudo, nas espécies animais (…) extinções em massa, ruptura da ordem econômica e caos social”. 

O início de uma vida caótica e conturbada

Robert Downey Jr. nasceu em Nova Iorque, no dia 4 de abril de 1965.

Ator, cantor, compositor e pianista, é judeu e descendente de irlandeses e russos – por parte do pai, e de escoceses e alemães – por parte da mãe.

Sua mãe, Elsie Downey, é também atriz. Seu pai, o cineasta independente Robert Downey Sr., fez a estreia do filho em uma de suas produções, quando ele tinha cinco anos de idade. Aos onze anos, seus pais se separaram.

Aos dezessete anos, Downey mudou-se para Nova York, abandonando os estudos, para seguir na carreira artística. Trabalhou em restaurantes, lojas de sapatos e em shows de casas de espetáculos.

Manteve relacionamento com a atriz Sarah Jessica Parker, e foi casado com a atriz Deborah Falconer, com quem teve um filho, ambos os relacionamentos rompidos por causa de seu vício em drogas. Em 2005, casou com a produtora Susan Levin, com quem tem dois filhos.

Seu passado traz vários registros prisionais por violência, posse de drogas e de armas, estadas em clínicas de reabilitação, e o seu problema com drogas quase acaba de vez com sua carreira, no final da década de 90.

Seu pai era um usuário de drogas, e levou seu filho ao mesmo caminho, desde que tinha seis anos, com uso de maconha –  fato do qual declarou se arrepender. Downey afirmou que o uso de drogas se tornou um vínculo emocional entre ele e seu pai: “Quando eu e meu pai íamos consumir drogas juntos, era como se ele estivesse tentando expressar seu amor por mim da maneira que só ele sabia como”. Com o vício instalado, o ator também começou a abusar do álcool, enquanto ia em busca de drogas.

O herói das telas lutou contra as drogas para se tornar seu próprio herói

Abandonando os estudos e sem formação acadêmica, conseguiu atuar em vários filmes, para os quais era chamado graças aos contatos do pai. O filme “Abaixo de Zero” (1987), foi o começo da sua escalada para o sucesso, e seu personagem era um jovem viciado em cocaína. Aos 27 anos de idade interpretou o papel principal no filme “Chaplin” (1992), onde interpretou o próprio Charles Chaplin, o que lhe valeu uma indicação ao Oscar.

Sua recuperação do vício se deu a partir do ano 2000, quando Downey participou da série de TV Ally McBeal, como o advogado Larry Paul. O sucesso alcançado lhe rendeu um Globo de Ouro, mas depois de uma recaída, foi afastado do elenco. Ficou um ano em reabilitação e só foi liberado em abril de 2002, quando pode retomar seu trabalho.

Foi no ano de 2008 que ele estrelou o filme “Homem de Ferro”, sucesso de público e aclamado pela crítica, que marcou sua volta definitiva às telas. Downey afirmou adorar o herói. “Sou um fã do Homem de Ferro porque ele não é um herói comum. Tem problemas com a bebida, é mulherengo, carismático e agradável. É um personagem rico e repleto de defeitos.”

O ator recebeu um Globo de Ouro pela sua interpretação em Sherlock Holmes – O Jogo de Sombras (2011). Em 2015, a Forbes divulgou a lista dos atores mais bem pagos de Hollywood, e Downey ficou em primeiro lugar, pelo terceiro ano consecutivo.

Superando os desafios das várias recaídas, recuperou seu talento e seu carisma, para alegria dos fãs.

Downey afirma que está livre das drogas desde julho de 2003, graças a sua família, a terapia, meditação, programas de recuperação, ioga e a prática obsessiva de Wing Chun Kung Fu. “Não estou interessado nos socos e pontapés. Preciso me comprometer inteiramente com algo que me humilhe. Se você estudar qualquer forma de arte, seja shaolin do século 18, seja pintura renascentista, os segredos do universo se abrirão com dedicação.”

Em 2010, ganhou sua estrela na tradicional Calçada da Fama, em Los Angeles.

Uma merecida estrela para um astro que travou um árdua batalha na vida real para ver sua luz novamente brilhar.

 

com informações de Wikipedia, Tudo Celular e Adoro Cinema 

Anúncios


Categorias:Variedades

Tags:, , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: