A negatividade pode atrapalhar o seu sono

Se você não está conseguindo ter boas noites de sono, verifique como anda sua negatividade.

A negatividade e o pessimismo são fatores que podem estar causando noites mal dormidas e dias mal aproveitados. A carga emocional muito densa e pesada pode atrapalhar o sono. Se isso se prolonga por muito tempo, a qualidade de vida fica prejudicada, tanto na disposição para realizar as tarefas do dia, na concentração, como no bem-estar e saúde de modo geral.

As pessoas que são mais otimistas tendem a dormir melhor e por mais tempo do que as pessoas pessimistas. Isto é o que sugere um novo estudo conduzido pela professora Rosalba Hernandez, da Universidade de Illinois.

Hernandez e seus co-autores descobriram que indivíduos com maiores níveis de otimismo eram mais propensos a relatar que dormiam adequadamente, dormindo de seis a nove horas por noite. Eles apresentaram 74% mais probabilidade de não apresentar sintomas de insônia e relataram menos sonolência diurna.

“Os resultados deste estudo revelaram associações significativas entre o otimismo e várias características do sono auto-relatado, após o ajuste para uma ampla gama de variáveis, incluindo características sócio-demográficas, condições de saúde e sintomas depressivos”, disse Hernandez.

O estudo foi realizado com mais de 3.500 pessoas entre 32 e 51 anos. O nível de otimismo dos participantes foi medido através de uma pesquisa composta por dez perguntas. Foi solicitado ao participantes que classificassem numa escala de cinco pontos o quanto concordavam com afirmações positivas como “estou sempre otimista sobre o meu futuro” e com frases negativas como “eu dificilmente espero que as coisas saiam do jeito que eu quero”.

A falta de sono de boa qualidade traz prejuízos para a saúde

De acordo com um relatório de 2016 dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, cerca de um em cada três adultos americanos não consegue dormir adequadamente, aumentando os riscos de doenças crônicas.

“A falta de sono saudável é um problema de saúde pública, já que a má qualidade do sono está associada a vários problemas de saúde, incluindo riscos mais altos de obesidade, hipertensão e mortalidade por todas as causas”, disse Hernandez.

Ela também afirma que “O otimismo disposicional – a crença de que coisas positivas ocorrerão no futuro – emergiu como um ativo psicológico de destaque especial para a sobrevivência, livre de doenças e com melhor qualidade de  saúde”.

Embora tenha sido encontrada uma associação significativa e positiva entre otimismo e sono de melhor qualidade, os cientistas não têm certeza do mecanismo exato pelo qual o otimismo influencia os padrões de sono. Eles supõem que a positividade pode amortecer os efeitos do estresse, promovendo o enfrentamento adaptativo, o que permite que o descanso dos otimistas seja melhor aproveitado.

“Os otimistas são mais propensos a se envolver em enfrentamento ativo focado no problema e interpretar eventos estressantes de forma mais positiva, reduzindo preocupações e pensamentos ruminantes quando eles estão adormecendo e durante todo o seu ciclo de sono”, disse Hernandez.

Os resultados desta pesquisa, publicada recentemente na revista Behavioral Medicine, reforçam as de um estudo anterior, no qual Hernandez e seus co-autores descobriram que os otimistas com idade entre 45 e 84 anos tinham duas vezes mais chances de ter uma saúde cardíaca ideal.

Portanto, se você anda sempre preocupado com tudo que acontece, fica remoendo demais os acontecimentos, acha que nada vai dar certo, agora sabe que isso de fato pode prejudicar qualidade do seu sono e da sua vida.

Quando for dormir, procure afastar esses pensamentos. Você pode fazer uma leitura saudável, praticar uma meditação ou fazer uma oração. Praticar uma atividade que ocupe sua mente de forma suave, de modo a ocupar o espaço dos pensamentos inconvenientes.

Lembre-se: se o problema persistir ou se agravar, procure orientação profissional para ajudá-lo na solução de conflitos internos ou detectar e sanar problemas físicos.

 

com informações de GGN e Universidade de Illinois

Anúncios


Categorias:Variedades

Tags:, , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: