Como é entendido o otimismo nos estudos científicos

O otimismo tem sido analisado pela relação que estabelece com a melhora na qualidade de vida de uma forma geral

Diversos estudos científicos na área da psicologia são realizados para aprofundar o conhecimento sobre o comportamento humano. Acompanhe abaixo uma síntese de artigo científico de professores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre os resultados de pesquisas acerca do otimismo.

“Estudos científicos demonstram que o otimismo está associado com a tomada de medidas proativas para proteger a saúde física e mental. Otimistas, quando confrontados com um desafio, tendem a agir com confiança e persistência, mesmo que o progresso seja difícil ou lento. Outros estudos apontam evidências de forte relação entre bem-estar e otimismo associado à alta autoestima e personalidade.

A palavra otimismo vem do latim optimus que significa “o melhor”. Para a sabedoria popular, é uma forma de ver as coisas pelo lado bom, de pensar positivo, de modo contrário ao pensamento negativo chamado pessimismo.

Otimismo e Autoestima

Vários estudos realizados sugerem que a autoestima é o senso de valor próprio que o indivíduo carrega, tendo a convicção que será particularmente mais aceito que rejeitado, e que não é um fracasso em sua vida. A autoestima aumenta a motivação e está relacionada ao maior nível global de persistência em objetivos direcionados.

Além de aumentar a probabilidade de sucesso, a autoestima elevada, também, pode diminuir o efeito do fracasso ocasional e, assim, diminuir o risco do desenvolvimento de níveis elevados de pessimismo. O otimismo é parcialmente aprendido por meio de experiências anteriores de sucesso e fracasso. A explicação para a associação entre a autoestima e otimismo pode ser o papel potencial da autoestima em aumentar a possibilidade de experiências de sucesso.

Pesquisadores observaram que existe correlação positiva entre altos níveis de autoestima e uma orientação otimista para vida.

Benefícios do Otimismo

Seres humanos, ao serem confrontados com situações difíceis, adversas ou traumáticas experimentam uma gama de sentimentos desde ansiedade, raiva, depressão a entusiasmo, força e superação. O balanço entre sentimentos positivos e negativos está fortemente relacionado às diferenças entre as orientações otimista e pessimista na vida.

Diversos estudos demonstram que ser otimista quando os tempos são difíceis possibilita que a pessoa vivencie menor ansiedade, mantenha-se empreendendo esforços contínuos e crie estratégias em direção a melhores resultados.

O otimismo tem sido associado a melhores resultados em recuperação em diversas áreas da saúde física.

As vantagens de uma orientação otimista para a vida também parecem estar presentes no domínio das relações interpessoais, uma vez que pessoas otimistas, com sua tendência a perceber os eventos de vida da melhor forma possível, acabam envolvendo mais esforços para a solução de problemas que mantêm os relacionamentos vivos.

Outro aspecto que vem sendo bastante associado às diferenças individuais entre otimistas e pessimistas são as estratégias de enfrentamento utilizadas por ambos. Otimistas são confiantes com relação ao sucesso na realização de suas metas, portanto continuam empreendendo esforços mesmo diante de adversidades. Já pessimistas não possuem confiança suficiente no sucesso e tendem a escapar das dificuldades por meio de distrações, tendendo a interromper seus esforços precocemente.

Em suma, já existem diversas evidências empíricas demonstrando que uma orientação otimista para vida está fortemente associada a maior bem-estar subjetivo, estratégias de enfrentamentos eficazes e maiores cuidados com a saúde, trabalho e relacionamentos. Ser otimista é preditor de melhor saúde física e mental, e de recursos mais adaptativos diante das adversidades nos diferentes âmbitos da vida.

CONSIDERAÇÃO FINAL

O otimismo do ponto de vista da sabedoria popular, passando pelas discussões filosóficas até os estudos científicos em Psicologia, está fortemente associado a uma visão positiva da vida, especialmente diante dos eventos difíceis e disruptivos. Pessoas com uma disposição otimista sustentam expectativas generalizadas positivas de êxito e realização no futuro, mesmo que enfrentem grandes dificuldades ou fracassos. Um crescente número de estudos sustenta a ideia que o otimismo confere mais benefícios nos âmbitos intra e interpessoais que o pessimismo.

Mesmo que, em algumas situações, o otimismo possa levar a pessoa a ter uma visão distorcida de suas capacidades e possibilidades em atingir a meta desejada, assim como certo grau de pessimismo defensivo sinaliza comportamentos mais parcimoniosos, uma orientação otimista para a vida parece conferir benefícios superiores.

Estudos já apontam a influência do otimismo na constituição da personalidade e de indicadores positivos, como autoestima.

Por fim, alguns estudos sobre otimismo já apontam para progressos na área de intervenções clínicas, educacionais e organizacionais.

Com o acúmulo de evidências, fica claro que o otimismo é uma variável de diferença individual que desempenha um papel central nas experiências humanas. De um ponto de vista clínico, o desafio está em se conhecer mais profundamente os mecanismos e processos do otimismo, os quais caracterizam a forma com que a pessoa otimista compreende os eventos futuros. E a partir daí, investigar se há possibilidade de se ensinar essa forma de abordagem do mundo para os pessimistas.”

 

extraído de Scielo.br, em artigo de autoria de Micheline Roat Bastianello, mestre e doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Claudio Simon Hutz, professor titular na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Anúncios


Categorias:Emoções

Tags:, , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: