Onde encontrar as respostas que você procura?

Estamos sempre à procura de respostas que nos mostrem o melhor caminho a seguir.

Já lhe passou alguma vez pela cabeça algum questionamento do tipo: “não sei exatamente o que preciso fazer”; ou “queria entender por que minha vida está assim”; ou “acho que estou fazendo alguma coisa errada, porque as coisas não estão dando certo”?

Diz o ditado que “mal de muitos, consolo é”. Então você pode se sentir consolado, porque certamente não é a única pessoa deste planeta a sentir-se assim.

Conversando com alguns amigos sobre estas questões que afligem tantas pessoas, ouvi deles algumas considerações bem interessantes. De nossa conversa, posso lhes resumir o seguinte:

Muitas pessoas se preocupam com o fato de já ter tido contato – através de leituras, vídeos, palestras – com informações que falam sobre autoconhecimento, meditação, espiritualidade, e todas as orientações que lhe permitiriam melhorar a vida, com as quais concordam e começam a aplicá-las. Mas – geralmente tem um “mas” – as coisas não acontecem como elas gostariam ou esperariam. Então, logo vem a descrença: “isto é bobagem, não funciona.” Ou a dúvida: “será que entendi direito?” Ou a culpa: “acho que estou fazendo errado.”


Para mais sobre isto, leia aqui:


A questão é que, na verdade, esses mecanismos não são imediatistas. São práticas a serem adotadas e aperfeiçoadas ao longo do tempo, não para realizar nossos desejos instantaneamente, mas para nos fornecer os meios de aprimorarmos nosso pensamento, nossa autoestima, nosso entendimento da vida e, aí sim, conseguirmos realizar nossos desejos como algo natural no transcurso evolutivo de nossa vida.

Tudo isto a que estamos nos referindo passa pelos mecanismos de pensamento e sistema de crenças, dos quais sempre procuramos falar nas publicações que você encontra em LêAqui.

É preciso reforçar um ponto muito importante: esses dois elementos são hábitos que nós temos. Podemos também dizer, no que diz respeito a uma maior incidência de pensamentos negativos e pessimistas, que são vícios. Os vícios, quaisquer que sejam, apresentam um grau de dificuldade maior ou menor para serem erradicados. É difícil mudá-los, mas não impossível.


Para mais sobre isto, leia aqui:


Por isso é necessário insistir sempre, diariamente, pois o desenvolvimento de nossas qualidades é um trabalho ao qual devemos nos dedicar, e não um passatempo para quando temos vontade e disposição.

Talvez você conheça a obra Um Curso Em Milagres. A sua premissa é justamente trabalhar com a reversão de pensamento. Para isso, o volume é dividido em duas partes. A primeira, com textos teóricos. A segunda, com exercícios. Esses exercícios são em número de 365, isto é, uma para cada dia do ano. Parece muito? Você deve estar pensando: “Imagina que vou esperar um ano para melhorar minha situação!” E há quanto tempo você já está tentando? Nós estamos entrando no mês de Setembro; logo vai ser Natal e Ano Novo. Como passou rápido, não é mesmo? Parece que foi outro dia que tivemos que nos acostumar a falar e escrever “2019”!

Você também pode realizar um trabalho com um profissional da área de psicologia ou terapia, o que é muito recomendável se você percebe sentimentos muito fortes com os quais você não consegue lidar sozinho. O processo de trabalho desses profissionais também seguirá um ritmo e demandará o tempo necessário para ser consistente e efetivo para que você tenha um bom aproveitamento.


Para mais sobre isto, leia aqui:


Outro ponto importante diz respeito à autodepreciação que costuma ocorrer pelo sentimento de fracasso. Então vem o desânimo, a dúvida, quando não sabemos mais o que fazer. Nestes momentos, a melhor atitude a tomar é parar um pouco, fechar os olhos, respirar, relaxar, tirar o peso dos ombros e entregar a Deus.

Só assim, com a mente serena e as emoções tranquilizadas, poderemos receber a tão valiosa intuição, a resposta certa para nossos questionamentos. Quem melhor do que Ele para entender a Vida, para nos dar as respostas do que não entendemos? Vou ter que usar mais um ditado popular: “entrega nas mãos de Deus”.


Para mais sobre isto, leia aqui:


Claro que você tem que estar ciente que esse não é um diálogo que acontece do mesmo jeito que você conversa com um amigo ou alguém a quem você vai pedir um conselho. Mas Deus, ou o Universo, tem inúmeras formas de se comunicar conosco.

São quando começam a acontecer as coincidências – na verdade sincronicidades – e você acha que é puro acaso. Não. São as suas respostas. As respostas que você pediu, e que podem demorar a chegar. Mas elas vão chegar quando você estiver pronto a recebê-las.

E quando você vai estar pronto, quando isso vai acontecer? Provavelmente quando você tiver se livrado da sua ansiedade, ou quando as condições para o que você quer sejam as mais favoráveis, ou quando você se habituar a  agradecer por tudo de bom que acontece em sua vida, ou quando você acreditar firmemente que você é capaz e merecedor.


Para mais sobre isto, leia aqui:


Certamente não abordei todos os pontos, existem muitas e muitas outras coisas a se falar sobre este assunto. Alguns links no post trazem a indicação de outros textos já publicados que podem trazer um pouco mais de esclarecimento sobre alguns pontos básicos. Eu sei que são muitas referências.

Você pode salvar este texto, ou deixar o título como referência para pesquisa e, se quiser, fazer um roteiro de estudo, ler um por dia. Eles vão se encadeando, pode haver algum duplicado, pois a maioria dos posts traz outros como indicação de leitura.

Mas você não precisa ler tudo agora, certo? Você pode fazer disso um hábito diário.

Espero que esse resumo possa ser útil a você, assim como a conversa entre amigos o foi para mim.

 

Noemi C. Carvalho

 

 


LêAqui: a resposta certa na hora certa


 

Anúncios


Categorias:Autoconhecimento

Tags:, , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: