Lições da alma, lições da vida

A vida se faz de escolhas e decisões, de enganos e de lições.

Conhecemos muitas pessoas que estão sempre vivenciando o papel de vítimas. Acreditam que a vida é uma grande conspiração, que tudo e todos as perseguem sem dó nem piedade. Elas se julgam reféns de um passado de abusos e de uma educação deficiente, acreditam inclusive que podem ser desfavorecidas geneticamente.

Sabemos que a infância e as condições reinantes no período de crescimento são  importantes na formação do ser, mas não decisivos para a construção do seu futuro, do seu destino.

Por sermos criaturas eternas, nosso amadurecimento e conscientização vai se aprimorando com as inúmeras vivências e experiências, e podemos até dizer que, ao invés do que se imagina, a nossa genética e o meio ambiente em que vivemos na verdade podem ser influenciados por nós, dependendo de nossa maturidade e conhecimento. Pessoas com pouca experiência e vivência são mais suscetíveis a influências externas.

Você tem o poder de decisão da sua história de vida.

O que é importante sabermos é que o poder de decidir está em nossas mãos. Não tem ninguém escrevendo nossa história. Quem delineia cada experiência, quem constrói as circunstâncias de nossa vida somos nós mesmos. Tendo ou não consciência disso é o que na verdade ocorre.

Perceba que neste exato instante você está escolhendo se acredita no que estou falando ou não, se está despertando para essa verdade ou se está criando argumentos para continuar se vendo como uma marionete do destino escrito por alguma entidade perversa.


Talvez lhe interesse também:


Nossa alma coordena não só nossos aspectos interiores mas também os exteriores.

Outra coisa importante, é que esse poder, o controle que temos sobre a vida, tem uma pequena parte dele sendo exercida pelo nosso “eu” consciente. A parte maior, a mais importante, está nas mãos daquilo que podemos denominar como “essência”, “si mesmo”, “self” ou “alma”.

Esse centro, a nossa alma, é responsável por coordenar o corpo e suas funções fisiológicas, assim como os aspectos mentais, emocionais e espirituais, podendo inclusive ser denominado como o nosso Deus interior.

Esse Deus interior, a nossa alma, possui poder para controlar não somente nossas questões interiores, mas ela rege também todos os aspectos exteriores que nos circundam.

Está ligada à Essência das Essências, ligada a tudo e a todos. Por sua abrangência e poder ela é ilimitada e capaz de nos fornecer todas as condições necessárias para nossa vida.

Se construímos a realidade com pensamentos negativos impedimos a manifestação da alma.

Mas então por que sofremos com tantas dificuldades e carências?

Fomos educados sistematicamente para acreditar na dureza da vida, nas dificuldades em viver, que a vida é sinônimo de luta, e que precisamos nos esforçar muito para conquistar o que queremos. Ou seja, somos limitados pela dureza deste mundo selvagem.

Vivermos nesta realidade que construímos está cerceando o trabalho da alma e bloqueando o que ela quer fazer por nós. Na verdade estamos vivenciando medo, dificuldades, embates e escassez, uma realidade infernal onde a preocupação com o que pode vir a acontecer é sufocante.

Toda essa gama de dificuldades e sofrimentos gera inúmeros pensamentos negativos, que tolhem a confiança, esmorecem os sentidos, tiram até a vontade de viver.

Corrigindo o rumo de nossos pensamentos, corrigimos o rumo da nossa vida.

Precisamos nos educar para acreditar que temos em nosso interior essa beleza da nossa Essência, que possui todas as virtudes e qualidades para sermos coautores da vida. A fé vem da alma, assim como a vontade e a coragem.

Vamos aprender a ouvir nossa alma, para sabermos quais os melhores caminhos para os nossos pés.

A parte mental, nosso racional é muito importante, mas não é o suficiente. Ele precisa da direção de nossa Essência para que a nossa vida possa exercitar todas as virtudes e habilidades confiadas a nós.

Ao dar mais vazão a essa sábia voz interior, iremos perceber que os recursos e oportunidades aparecerão, assim como os parceiros certos para que construamos os milagres a nós confiados.


Você pode gostar:


Se hoje você está passando por dificuldades, tenha calma que logo as coisas se encaixarão e tudo vai dar certo. Essas dificuldades e problemas podem muito bem ser lições da alma, circunstâncias que ela criou para que você se descubra, para que do seu interior desperte toda a confiança e coragem para ser quem em verdade é, e assim construir sua vida.

 

José Batista de Carvalho

 


LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais: PinterestFacebook – Instagram – Twitter


 



Categorias:Autoconhecimento

Tags:, , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: