O agora é sempre eterno

O agora parece um momento que logo passa.

Não costumamos dar muita atenção ao agora, apesar de todas os conselhos e sugestões que recebemos para prestar atenção nele, para nos concentrarmos no presente, ficar atentos ao aqui e centrados no agora.

Talvez porque ele escapa muito rapidamente de nossas mãos, desliza descuidadamente por entre nossos dedos, não nos dá tempo de percebê-lo. Quando aperto as teclas para digitar “agora”… pronto, ele já se foi, já é passado.

E é justamente isso que lhe confere toda a importância que tem: ele passa e nem percebemos. Mas ele passa e o que passou com ele, fica. Fica gravado como o arrependimento por ter feito ou deixado de fazer alguma coisa; por ter falado ou deixado de falar algo; pelo sentimento que não revelamos, pelo sonho que descuidamos.

Da mesma forma, tudo aquilo que fazemos começa nesse fugidio agora. Nós não fazemos nada no futuro. A única coisa que podemos fazer é planejar neste instante os nossos passos no futuro.

Qualquer ação começa no agora.

Se, por exemplo, penso “quero assistir um filme no cinema”, vou decidir se vou com alguém, qual filme assistir, em que cinema e sessão, como ir. Ou posso simplesmente sai e resolver tudo no caminho.

De todo jeito, a ação “assistir um filme no cinema” só vai acontecer quando chegar o momento presente, o agora de “assistir o filme”, quando eu estiver lá. Mas se eu só ficar pensando, “eu quero ir ao cinema”, e não fizer nada para que isso se realize, não vai acontecer.

Ou até, quem sabe, minha energia esteja tão boa que alguém tem a mesma ideia e me liga ou passa uma mensagem, para irmos juntos. Isso demonstra a sincronicidade em ação, quando pessoas e situações vêm ao nosso encontro para impulsionar e permitir os meios de realizarmos o que desejamos.

Analisando bem, vemos que a sincronicidade também envolve uma ação, embora num nível muito sutil, pois não se trata apenas do pensamento, mas de toda uma energia e disposição internas que desencadeiam os acontecimentos.

Se lhe interessar, você pode ler mais sobre isso em Sincronicidade e as 4 Leis da Espiritualidade ensinadas na Índia.

Se não ficamos no agora, o tempo passa voando.

A respeito desse escorregadio e importante momento, Deepak Chopra também fala da ligação que existe entre o “agora” e o “tempo”.

“Nós dizemos coisas como “O tempo está voando”, “O tempo está se acabando”, ou “Nunca existem horas suficientes em um dia.” De algum modo nós nos esquecemos que escolhemos se queremos que o tempo seja nosso inimigo ou um aliado. Nós podemos mudar de uma percepção presa ao tempo para uma percepção atemporal… para o êxtase que somente pode ser encontrado no momento presente.

No agora, o tempo pára de existir e nós experimentamos uma presença que é toda absorvente, completamente em paz, e totalmente satisfatória. Ou nós podemos nos perceber em uma corrida contra o relógio, sentindo como se nunca existisse tempo suficiente.”

Isto acontece, conforme ele esclarece, porque nos deixamos levar pelas lembranças do passado e pelas fantasias sobre o futuro. O que temos mais perto de nós é o presente, mas deixamos que ele escape. O começo de nossa realização e felicidade é agora, mas não lhe damos a devida atenção.

Dalai Lama diz que “Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.


Você pode gostar também:


Algumas dicas para você usar agora.

Se você quer ter todo o tempo do mundo, Deepak Chopra ensina como você pode conseguir, através das seguintes práticas simples:

1 – Mergulhe na fonte da consciência

“O modo mais efetivo de viver no fluxo da atemporalidade é a meditação. Conforme você medita, a sua consciência desperta dentro de si mesma. Com a prática regular da meditação, a testemunha silenciosa interior se satura e ilumina a mente, de modo que esta não olhe mais para o passado ou para o futuro em busca de realização. Ela experimenta paz e liberdade no interior de si mesma, a todo momento.”

2 – Pratique o prestar atenção

“Durante o seu dia, quando notar que seus pensamentos se dispersaram, volte para onde você está. Instantaneamente você verá porque se distraiu, seja porque estava entediado, ansioso, vivendo no passado, ou antecipando o futuro. Não julgue a si mesmo; simplesmente retorne sua atenção para o que está na sua frente nesse momento.”

3 – Sinta as sensações do seu corpo

“Enquanto a mente vive no passado e no futuro, o corpo vive no agora. Conectar-se aos sentimentos do seu corpo faz com que você retorne à consciência do momento presente. Os nossos pensamentos estão sempre nos puxando para o futuro ou para o passado, para longe do presente. Porém é no momento presente que nós encontramos o Espírito, o nosso ser essencial e a força que anima toda a vida. Ao se conectar com o presente nós voltamos a nossa atenção para dentro, para longe de todo o caos e atividade e experimentamos a nossa eterna e ilimitada natureza.”

O agora está esperando por você.

Nada nem ninguém vai realizar o que queremos, nem esticar o tempo para nós. Podemos nos perder em pensamentos, lamentar a horas que passam, os dias que se escoam rapidamente. É uma escolha pessoal.

A vantagens de escolher ficar no agora são muitas. As dificuldades também: temos que vencer hábitos, controlar pensamentos, modificar atitudes. Impossível? Não. Trabalhoso. Mas valioso.

Se você também está convencido disso, não deixe para depois: o agora está esperando por você. Agora.

 

Noemi C. Carvalho

 


LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais: PinterestFacebook – Instagram – Twitter




Categorias:Autoconhecimento

Tags:, , , , , , , , ,

2 respostas

  1. Favor enviar apenas um post a cada dois dias,muitos posts apenas trava minha vc de entrada,obrigada

    Curtir

    • O envio dos posts por e-mail é automático. Existe a possibilidade de cancelar os recebimentos. No final do e-mail, clique em “Cancele a assinatura para não receber mais posts de LêAqui.” Dessa forma você não vai receber mais nenhum post por e-mail.
      Se preferir, clique em “Gerenciar assinaturas” e veja as opções que o WordPress oferece.
      Agradecemos seu contato e esperamos que continue acompanhando as publicações do nosso site.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: