Para não se ferir com a decepção, siga estes quatro passos

A decepção é um dos sentimentos mais desconfortáveis da vida.

É um sentimento complexo, que engloba várias outras emoções, como raiva, mágoa, tristeza e, provavelmente, muitas outras sutis demais para serem identificadas.

Qualquer que seja, a emoção negativa não é fácil de lidar. Mas a decepção pode nos deixar confusos. Podemos não conseguir definir exatamente o que sentimos: raiva, tristeza, desgosto mágoa, ou apenas o desejo impaciente de superar tudo.

O desapontamento pode pairar na mente e incomodar por muito tempo, trazendo uma perspectiva cinzenta da vida, mesmo que você esteja tentando esquecê-la.

Acompanhe estes quatro passos para se libertar do sofrimento da decepção

1. Sinta as suas emoções e deixe-as ir no tempo certo

Uma das coisas mais difíceis de fazer em um mundo onde tudo é imediato – estamos todos sob pressão externa e o tempo é um recurso escasso – é apenas deixar-se experimentar um sentimento. Mesmo nos momentos mais difíceis, como o luto, em média, nos permitimos apenas uma a duas semanas de recolhimento, e então esperamos poder voltar à normalidade novamente.

Os seres humanos não são muito bons em permitir a experiência completa das emoções sem tentar acelerar o processo. A única vez que temos essa capacidade em seu sentido mais puro é quando somos crianças pequenas que ainda precisam aprender o que é socialmente aceitável.

As crianças fazem birra, choram e gritam, ou riem até que o impulso se esgote e elas estejam realmente prontas para seguir em frente. Naturalmente não podemos nos trancar por semanas, sempre que ficamos desapontados, mas esteja ciente que não pode haver o senso de obrigação de “simplesmente superar isso”.

Permita-se sentir o que está sentindo sem qualquer pressa para acelerar o processo. Tudo o que você está sentindo está bem. Dedique algum tempo para se sentar com sua emoção e experimentá-la sem se preocupar em corrigir ou mudar.

Experimentar emoções genuinamente, por mais doloroso que seja, é uma das belezas da vida. Não se afaste desses momentos. Esteja presente neles.

2. Tenha alguma perspectiva

Você vai perceber como foi maravilhoso ter se dedicado esse tempo. Você disse a si mesmo: “Eu me importo com você. Quero permitir que você sinta o que precisa e não desejo pressioná-lo ou persuadi-lo.” Você se tratou como um amigo e se permitiu o espaço necessário para experimentar seus sentimentos de decepção.

Depois de fazer isso, fica muito mais fácil obter alguma perspectiva. Depois de dar a si mesmo espaço para sentir, você poderá dar mais espaço também à situação ou às pessoas envolvidas.

Talvez a pessoa com quem você se sinta decepcionado nem perceba que fez algo para incomodá-lo. Talvez ela esteja estressada ​​e não tenha a firmeza emocional para pensar sobre isso, porque não está se dando o tempo para experimentar suas emoções. Dar-se espaço para ser como você é prepara-o para permitir o mesmo a outras pessoas.

Ter uma perspectiva mais ampla do que sua própria visão sobre uma situação específica é sempre útil. O ponto crítico aqui é que você tem que querer isso. Apressar-se em ter uma perspectiva mais ampla antes de se permitir estar com o que você sente será artificial e não vai surtir efeito positivo.

3. Conheça o seu próprio coração

A decepção pode se espalhar até o âmago de quem você é. Se você não sabe quais são seus principais valores, pode não ter uma estrutura para apoiá-lo quando sentir emoções negativas.

Por exemplo, digamos que um dos meus principais valores é a sinceridade. Desejo manter um coração aberto e estar pronto para compartilhar amor e bondade com os outros, independentemente de como eles possam se comportar, agindo sempre de acordo com esses valores, e não com negatividade.

Quando alguém me decepciona e sinto vontade de me fechar e me retirar, lembro-me desse valor essencial, depois paro e faço uma escolha. Eu desejo ser uma pessoa de coração aberto. Esses sentimentos negativos são sentimentos, e eles passarão. Eu escolho permanecer de coração aberto, ou escolho seguir o instinto mais fácil e me fechar?

Escolher estar alinhado com os valores,  e não com a resposta automática à situação, pode não acontecer espontaneamente. Conhecer seu próprio coração e seus valores lhe dá a liberdade de escolha. Você pode optar por ser guiado pelo que acontece com você, ou pode optar por viver de acordo com seus princípios.

Este tipo de atitude vai ajudar você a superar desapontamentos e situações negativas de maneira saudável. A  decepção é um desafio que  lhe permite praticar um modo de viver mais próximo dos seus valores, o que impede de ser engolido por ela.

4. Pratique a aceitação

Como seres humanos, mesmo sabendo que algumas coisas estão prestes a acontecer, nem sempre estamos dispostos a aceitá-las.

Toda vez que ficamos decepcionados, nos sentimos oprimidos por nossas emoções. Queremos nos fechar e culpar os outros, afundando na própria decepção. E a cada novo episódio, sentiremos essas coisas novamente.

Temos que aceitar que continuaremos desapontados – que isso faz parte da vida, faz parte do ser humano e dos seus relacionamentos. Também temos que aceitar que, provavelmente, continuaremos lutando para aceitar esse fato, em vários momentos ao longo da vida.

Este passo é um desafio que se estenderá ao longo da vida, mas é fundamental para lidar com a decepção. Eu vou ficar desapontado, vou desapontar alguém, você vai ficar desapontado, e vai desapontar alguém. A vida vai ter muitos momentos decepcionantes – mas a decepção vai passar.

Pratique a aceitação. Isto nos permite sofrer menos enquanto a decepção está acontecendo, ao mesmo tempo em que percebemos e damos mais valor às coisas boas da vida.

A decepção faz parte da vida, mas todas as partes da vida podem nos ajudar a crescer. Podemos estar presentes e conscientes, mesmo em meio a emoções negativas e, portanto, viver mais plenamente.

 

fonte – Tiny Buddha

 


LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais: PinterestFacebook – Instagram – Twitter




Categorias:Emoções

Tags:, , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: