Pular para o conteúdo
Início » Autoconhecimento » A dúvida é o grande inimigo das realizações e do sucesso

A dúvida é o grande inimigo das realizações e do sucesso

De onde vem a dúvida?

Podemos até nem perceber o imenso poder de destruição que a dúvida tem sobre aquilo que queremos realizar. Ela pode vir disfarçada em racionalidade, se escondendo atrás das listas intermináveis de precauções que ela manipula, fazendo-nos acreditar que são os cuidados que temos que tomar, antes de tomar uma decisão. Mas uma coisa é certa: a dúvida é o grande inimigo que impede a concretização de nossos objetivos.

Bem instalada em nossa mente, sentindo-se muito à vontade entre nossos medos e nossas inseguranças, ela toma conta do boteco. Começa a servir pequenas doses de incerteza, acompanhadas de um prato cheio de pensamentos negativos, traz um copo transbordando indecisão, e assim continua, até ficarmos entorpecidos e perdermos de vista aquele sonho que some num espesso nevoeiro.

Muito provavelmente ela começou a montar seu negócio quando ainda éramos crianças. Foi estocando todas as frases pejorativas que ouviu sobre nós, guardou todas as receitas de insucessos que viu por aí, fez até um arquivo de imagens para criar uma boa apresentação e nos deixar muito impressionados, assim que ela tivesse a oportunidade.

Você pode até achar que isso tudo é exagero. Mas a dúvida pode estar tão entranhada no nosso sistema de crenças que ela adquire ares de algo completamente normal.

Não conseguindo perceber a sua ação, simplesmente decretamos que não temos capacidade nem qualidades suficientes para seguir em frente com a ideia.

Não se acostume a conviver com a dúvida.

O psicoterapeuta americano e autor de vários livros de autoconhecimento Wayne W. Dyer fala sobre o papel da dúvida como empecilho à obtenção do sucesso e da prosperidade:

“Com uma atitude de dúvida, você é incapaz de percorrer com sucesso o caminho da sua demanda sagrada e alcançar o seu Eu Sagrado. Seja firme e reconheça este obstáculo à consciência elevada.

Você vai precisar trabalhar deliberada e ativamente para suprimir a dúvida do seu mundo interior. Quando for removida dos seus pensamentos, ela também vai desaparecer do seu mundo exterior, e a sua jornada, interna e externa, será muito mais satisfatória.

Permitir a dúvida é o mesmo que ter um traidor no leme da sua vida. A dúvida é um traidor porque usa as limitações e as insuficiências para influenciar o curso da sua vida.

O seu Eu Sagrado não conhece a dúvida. Não tem limites nem fronteiras.”

A nossa essência, o Eu Sagrado, como a chama Dyer, é o elo de ligação com a fonte de riqueza inesgotável do Universo.

Somos feitos da mesma natureza exuberante e abundante do Universo.

Nós também somos parte desse sistema universal, integramos a natureza divina da existência, que é abundante e exuberante. Como diz Osho, “a existência é abundante; milhões e milhões de flores, milhões de pássaros, milhões de animais; tudo em abundância.

A natureza não é ascética, ela está dançando em todos os lugares; no oceano, nas árvores. Ela está cantando em todos lugares; no transcurso do vento pelos pinhos, nos pássaros….

Qual a necessidade de milhões de sistemas solares, cada um com milhões de estrelas?

Parece que não há nenhuma necessidade, exceto que a abundância é da própria natureza da existência; esta riqueza é o próprio coração dela; que a existência não acredita em pobreza.”

Por que teríamos menos recursos, menos possibilidades ou menos oportunidades de nos expandirmos, de florescer, de brilhar do que nossos irmãos na Criação Divina, como dizia São Francisco, nosso Irmão Sol ou nossa Irmã Lua?

O que nos impede de ter sucesso e prosperidade?

Desta forma, devemos acreditar que as limitações não nos são impostas pelo Universo, mas sim pela nossa própria mente. As dúvidas e os pensamentos limitantes colocam barreiras, traçam fronteiras imaginárias que achamos que não temos o direito de transpor.

Para podermos sair da cidadela em que ficamos confinados precisamos derrubar os seus muros para pode ver os vastos horizontes que se abrem à nossa frente. Podemos conseguir isso trabalhando a qualidade dos nossos pensamentos, treinando nossa mente a pensar fora dos limites a que nos acostumamos.

Yogananda, foi um dos mais influentes mestres iogues, deixando uma vasta literatura sobre evolução espiritual como forma de alcançar a realização pessoal. Ele nos diz que “visualizações ou afirmações de sucesso fortalecem a mente subconsciente que, por sua vez, estimula a mente consciente.

No entanto, a mente consciente ainda precisa concretizar o sucesso e fica condicionada à Lei de Causa e Efeito. Ela não pode mudar nosso karma para nos trazer o sucesso.

Mas quando a mente humana consegue fazer contato com Deus, a mente supra-consciente pode estar certa do êxito, devido ao poder sem limites de Deus.”

Como eliminar a dúvida.

Com isto Yogananda nos diz que, por mais que nossos pensamentos sejam dirigidos à ideia de sucesso e prosperidade, nossas atitudes devem ser sempre isentas de sentimentos de medo, inveja, rancor, dúvida, pois os Efeitos são decorrentes da Causa que os origina.

Assim, os Efeitos ou eventos de nossa vida – nosso karma – são deflagrados de acordo com nossas mais profundas emoções, as Causas. Quando nos conciliamos com o centro de nosso ser, com a nossa essência, todas as nossa ações são baseadas em princípios morais e éticos, sustentados em bases sólidas construídas com a paz, a serenidade, a devoção.

A partir daí nossa mente se abre, liberta-se definitivamente dos elementos que impedem nosso acesso às fontes de infinita riqueza e prosperidade.

Quando conseguimos perceber a ação da dúvida e eliminar sua influência sobre nossa vida, existe uma expansão do nosso potencial, nosso conhecimento fica receptivo e aberto, surgem soluções criativas, respostas seguras.

As pedras que antes bloqueavam o caminho agora são caminhos pelos quais superamos dificuldades.

Noemi C. Carvalho


LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais: PinterestFacebook – Instagram – Twitter


Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre LêAqui

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading

Descubra mais sobre LêAqui

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading