Para todos que estão sofrendo

Quando uma sombra obscurece o brilho da vida.

Talvez, em alguma ocasião, alguns de vocês já tenham vivido momentos de profundo sofrimento e dor emocional. O coração sangra, a alma se retorce na profunda dor que parece interminável. Os olhos se embaciam com as lágrimas vertidas pelo pesar da alma, o sofrimento se abate sobre os ombros que se curvam ao peso do desconsolo.

Aqueles que passaram por tais momentos dolorosos e já conseguiram se reerguer sabem que é assim, porque já sentiram essa dor. Todos temos, na verdade, experiências a viver que se convertem em aprendizados sempre valorosos, quando bem aprendidos e aproveitados. Mas cada um de nós tem um caminho a percorrer.

Algumas vezes seguimos pela jornada em grupos, outras com alguém ao nosso lado. Em certos momentos, contudo, o caminho se estreita e só dá lugar a um caminhante. São os trechos geralmente sombrios, que devemos percorrer sozinhos, aprendendo a fortalecer nossos passos e nossa confiança, até nos depararmos, subitamente, com a passagem que nos leva a uma clareira onde nos reunimos com aqueles que ali chegaram percorrendo suas próprias trilhas.

Nunca estamos sozinhos em nossa jornada.

Em toda a nossa jornada, seja pelas planícies ensolaradas e – ainda mais – quando vamos a passos incertos e cambaleantes pelas trilhas turvas e nebulosas da nossa existência, é importante termos na mente e no coração a lembrança de que não estamos sozinhos.

O Universo, Deus, Jesus, os santos e anjos, nossos espíritos protetores nos acompanham, quer tenhamos consciência disso ou não, quer os chamemos por um desses nomes ou qualquer outro, não importa. Sempre temos alguém a nosso lado.

Ninguém vai remover a pedras do nosso caminho, porque tropeçar e cair, até aprendermos a andar sobre elas e mantermos nosso equilíbrio, é lição da cartilha da vida. Mas quando nos ligamos às energias espirituais, quando pedimos força e coragem, não ficamos sem resposta.

Os obstáculos continuam à nossa frente, mas encontramos a confiança para superá-los. A profunda convicção de saber que não estamos sozinhos, ainda que não vejamos ninguém com nossos olhos carnais, permite que se estabeleça a ligação com a energia fortalecedora e renovadora da espiritualidade.

Também é importante saber e lembrar que na espiritualidade existem os espíritos sofredores e sombrios, e por isso devemos manter a conexão com os espíritos de luz, não deixando as portas de nossas energias abertas a intrusos que podem nos abalar ainda mais.

Lembre-se a todo momento que a Lei da Atração está sempre em movimento, atraindo energias semelhantes.

A energia da compaixão se estende e interliga todos os seres.

Sabemos que a energia é elemento que percorre todo o universo e todos os seres, o que permite essa influenciação descrita acima. Sabemos, também, que todos os nossos pensamentos, da mesma forma, estabelecem fluxos de energia que criam cadeias de interligação entre todos os seres.

Desta forma, também podemos ser emissores de auxílio fraterno aos que sentem suas forças enfraquecidas. Um simples pensamento de compaixão e solidariedade por todos aqueles que sofrem, dirigindo energias de força, de coragem e serenidade aos que agora estão sob o peso do desalento e da prostração, irá certamente chegar a algum lugar deste vasto planeta.

Talvez no apartamento ao lado ou numa morada do outro lado do mundo, uma flor vai desabrochar num coração combalido, um pensamento vai se fortalecer numa mente cansada, uma lágrima vai secar, uma vida vai voltar a brilhar.

Sem motivo aparente, sem entender como nem porquê, uma mente vai serenar e um profundo suspiro vai percorrer os horizontes, levando esperança a mais uma alma sofredora, interligando-se e aumentando essa corrente de amor e fraternidade.

A quem nunca teve grandes sofrimentos na vida.

Àqueles que nunca experimentaram essas agruras na existência, permitam-me a ousadia de algumas poucas observações:

  • apesar da maldade do mundo, mantenham-se sempre na retidão de caráter;
  • apesar das distrações da vida moderna atual, dediquem-se a desenvolver suas potencialidades interiores;
  • procurem sempre conhecer o seu ser integralmente como corpo, mente, emoções e espírito;
  • mantenham-se no caminho do bem e do aprendizado evolutivo para, quem sabe, não precisarem de tão duras formas de aprendizado

A quem está passando por grande sofrimento.

A quem neste momento caminha pela sombria e tortuosa estrada do sofrimento emocional, acredite que esse é apenas um trecho do caminho, que você vai conseguir transpor até chegar a uma luminosa e reconfortante clareira, pois “ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, nada temerei”, pois o Senhor me acompanha. Você não é o primeiro a passar por esses cenários desoladores e confie: você vai passar.

Sei que todos que acompanham estas linhas agora estão se solidarizando com você, não com sua dor, mas com sua força; não com seu sofrimento, mas com sua superação. Partículas de energia se dirigem neste momento a você, lançada pelos pensamentos que, ainda que sem endereço certo e distantes nos espaços geográficos, serão encaminhados pela orientação do amor universal.

Siga confiante, converse, abra seu coração: palavras represadas rompem desastrosamente os diques de contenção, enquanto que palavras faladas aliviam a pressão.

Não se envergonhe de seus sentimentos, não os guarde em cativeiro nem cultive a sua dor. Não se sinta incapaz por não conseguir sair sozinho do profundo poço emocional, não se acanhe em pedir ajuda.

Nem se iluda com a expectativa de uma solução rápida: as feridas da alma não surgiram da noite para o dia, e elas precisam de tempo para curar e cicatrizar.

Também não desanime se, em meio a períodos mais amenos, as incertezas e as angústias passarem para lhe fazer uma visita. A cada visita elas vão ficar menos tempo, elas não vão encontrar a mesma recepção e não vão se demorar, à medida em que você se firma e se fortalece.

Não espere que alguém perceba seu sofrimento e o “obrigue” a buscar auxílio adequado. Os sinais muitas vezes não são evidentes: as emoções tóxicas corroem por dentro mas se disfarçam na aparência externa.

Quando achar necessário, procure instituições de auxílio como o CVV – Centro de Valorização da Vida , pesquise sobre ajuda profissional em instituições públicas ou privadas de sua cidade.

Faça o que for preciso. A vida é preciosa.

Lembre-se: tem muita gente ao seu lado torcendo por você!

 

Noemi C. Carvalho

 

 


LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitter


Anúncios


Categorias:Emoções

Tags:, , , , , ,

1 resposta

  1. Gratidão imensa por está mensagem no dia de hoje. 02/11/2019.
    Sofro de depressão e síndrome de pânico. faço tratamento a anos. Não tem cura…Mas tem luta todo dia. Para levantar da cama, para tomar um banho ou simplesmente comer alguma coisa.
    Está semana foi uma crise atrás da outra. Mas agora vou me levantar. Vou cozinhar, mexer nas minhas plantas. Pois a vida me enviou está e outras mensagens. O corpo pode fenecer, mas minha alma tem motivos para continuar batalhando no bem.
    Gratidão.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: