As vantagens de se dedicar ao autoconhecimento

Por que o autoconhecimento é importante?

Muito se fala em autoconhecimento nos dias de hoje.

Os meios eletrônicos contribuíram para disponibilizar o conhecimento existente sobre o assunto, com a ampla divulgação de informações que ajudam o entendimento e esclarecem a importância de se dedicar a um conhecimento profundo.

Ao explicar o funcionamento dos mecanismos internos que orientam nossa vida, e sugerindo atividades para que a teoria seja colocada em prática, as informações recebidas ajudam para que cada um entenda e se conscientize de todos os aspectos que constituem a sua personalidade.

Quando se compreende a importância de aceitar os aspectos negativos e também trabalhando na sua transformação, os valores e as virtudes ganham mais espaço e mais poder; por sua vez, o reconhecimento e o aperfeiçoamento das qualidades e habilidades permite que se chegue mais facilmente à realização desejada.

O desapego é ponto de partida para se libertar de crenças que limitam a vida.

Dr. Edward Bach (*) desenvolveu seu trabalho baseado na premissa do conhecimento interior como fundamento para a manutenção do bem-estar.

Em seus escritos, um dos pontos abordados é a respeito do desapego em todos os sentidos, não apenas das garras do consumismo, mas também em relação a pessoas e conceitos, tornando-nos livres à medida em que também libertamos.

“No momento em que permitimos completa liberdade a todos aqueles que nos rodeiam, quando não mais desejarmos prender e limitar, quando não esperarmos mais nada de ninguém, quando pensarmos apenas em dar e dar, e nunca tomar, então nesse momento vemos que estamos livres de todas as coisas deste mundo, nossas cadeias se romperão e, pela primeira vez na vida, conhecemos a extraordinária alegria da perfeita liberdade.

O mundo atual está cheio de pessoas que temem se expor, permanecendo, assim, prisioneiras de seu pequeno mundo. O medo de perder a personalidade está por trás disso e impede o crescimento, a obtenção do verdadeiro conhecimento.”

Superar as tormentas que surgem faz parte do curso da vida.

Muitas pessoas ficam refratárias a ingressar na jornada de autoconhecimento, ou abandonam a caminhada ao surgimento das primeiras dificuldades que se apresentam, sobretudo no que diz respeito à superação e transformação das feridas emocionais que trazemos em nossa existência.

Como me referi anteriormente, a era digital vem como um marco na evolução humana, facilitando o acesso à informação e ampliando as bases de expansão, que se antes dependiam do boca-a-boca ou do empréstimo de livros, hoje é facilmente compartilhada num simples toque.

“Assim, mostre às pessoas, crianças do Criador, a individualidade divina existente dentro delas, capaz de superar todas as provas e dificuldades; ajude-as a conduzir seu barco no mar da vida, mantendo um curso verdadeiro e sem dar atenção aos outros.

Ensine-as a sempre olhar para frente, pois embora possam ter saído de seu curso e sofrido tormentas e tempestades, existe sempre, para cada um de nós, um porto de paz e segurança.”

Compartilhe os caminhos para fortalecer a energia da paz.

Se o seu desejo é melhorar sua vida, empenhe-se, dedique alguns minutos do seu dia ao conhecimento e aperfeiçoamento de seu ser.

Se o seu desejo é melhorar o mundo, para que ele se torne um ambiente amoroso e pacífico, um lugar onde domine a compreensão e a harmonia, compartilhe as informações com as pessoas de seu convívio.

Quanto mais pessoas compartilham dos mesmos ideais, a energia universal de paz e felicidade, ao se expandir exponencialmente, mais fortifica suas ligações para o bem geral.

 

Noemi C. Carvalho

 

 

(*) – “O Dr. Edward Bach (1886-1936) era um médico com ideias avançadas para o seu tempo. Ao longo da sua curta carreira, evoluiu da medicina ortodoxa para o desenvolvimento de uma forma de medicina natural para tratar a saúde emocional e espiritual, muito em sintonia com as tendências da saúde natural de hoje. Passou grande parte de sua vida (entre 1918-1935) descobrindo seu sistema simples de 38 essências florais. Ele estava convencido de que o bem-estar emocional era a chave para a boa saúde geral e seu sistema assimilou o estado de espírito positivo das flores, permitindo-nos redescobrir o lado positivo de nós mesmos.” – Instituto Bach

 

 


LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitter


 

Anúncios


Categorias:Autoconhecimento

Tags:, , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: