A mágoa é uma ferida que deixamos aberta na alma

Porque não devemos guardar mágoa.

Ficamos magoados, isso é inegável. Desde pequenos contratempos a grandes decepções, ficamos abalados emocionalmente quando nossos sentimentos são feridos.

Se deixamos uma ferida aberta nalguma parte de nosso corpo, sem cuidá-la e tratá-la, ela pode infeccionar e a infecção pode se alastrar, trazendo grandes prejuízos à nossa saúde.

Da mesma forma, a mágoa não tratada, ou não “pensada”, como se dizia antigamente, multiplica pensamentos que danificam a estrutura psicológica e emocional, fazendo aumentar e alastrar pensamentos e sentimentos derivados de sua índole negativa, como rancor, ódio, vingança.

Para não ficarmos soterrados por essa onda de negatividade, é melhor pensar, ou seja, tratar de nossa ferida emocional, tratando de pensar – desta vez com a mente – de forma mais adequada para evitarmos desgostos ainda maiores.

A mágoa corrói e desgasta a vida.

Joanna de Ângelisno livro “Episódios Diários”, psicografado por Divaldo Pereira Franco, refere-se à cáustica ação da mágoa do seguinte modo:

“À semelhança de ácido que corrói a superfície na qual se encontra, a mágoa desgasta, a pouco e pouco, as peças delicadas das engrenagens orgânicas do homem, destrambelhando-lhe os equipamentos muito delicados da organização psíquica.

A mágoa é conselheira impiedosa e artesã de males cujos efeitos são imprevisíveis.

Penetra no âmago do ser e envenena-o, impedindo-lhe o recebimento dos socorros do otimismo, da esperança e da boa vontade em relação aos fatores que o maceram.

Instalando-se, arma a sua vítima de impiedade e rancor, levando-a a atitudes desesperadas, desde que lhe satisfaça a programação vil.

Exala amargura e desconforto, expulsando as pessoas que intentam contribuir para a mudança de estado, graças às altas cargas vibratórias negativas, que exteriorizam mau humor e azedume.”

O sentimento de mágoa obedece às leis universais de atração.

Atendendo aos princípios da Lei Universal da Atração, quem fica preso a sentimentos de mágoa e suas derivações fica repleto de energias de baixa vibração. Naturalmente, transforma-se num emissor de energias dessa mesma qualidade, o que vai ligá-lo e mantê-lo em contato com energias densas e negativas.

Cria-se, assim, um escudo energético que impede a aproximação e a ação de pessoas ou energias espirituais transformadoras. Em outras palavras, o bem não consegue se aproximar.

É possível compreende que, desta forma, somos os únicos responsáveis se ficamos presos a um estado emocional deplorável. Por mais que seja o mal que tenhamos sofrido, só a nossa própria disposição em não guardar sentimentos rancorosos e prejudiciais é que pode manter abertas as portas para receber o bem e as influenciações positivas.

Não acumule mágoas, não colecione lixo mental.

Joanna de Angelis, continua falando da toxicidade de acumular rancor, e de como podemos nos libertar desse sentimento tão prejudicial.

“Quem acumula mágoas, coleciona lixo mental. Reage às tentativas de alojamento da mágoa nos teus sentimentos. Não estás no mundo por acaso, antes, com finalidades adredemente estabelecidas que deves atender.

Acompanha a marcha do Sol e enriquece-te de luz, não mergulhando na sombra dos ressentimentos destrutivos. Sorri ante o infortúnio, agradecendo a oportunidade de superá-lo através dos valores éticos e educativos que já possuis, poupando-te à consumpção de que é portadora a mágoa.”

Liberte-se da mágoa e retome a alegria de viver.

Para que a vida não definhe lenta e progressivamente sob o efeito nocivo e destruidor da mágoa, é preciso estar disposto a superar o ressentimento fazendo ressurgir os valores que ficaram amortecidos pelo choque do desapontamento.

Todos sabemos que o perdão é o melhor filtro e purificador dos sentimentos tóxicos que às vezes nos invadem.

Você pode fazer a mentalização descrita no post Dissolva suas mágoas com a energia das esmeraldas para ajudar a dissolver as suas mágoas. (Você pode praticar o exercício mesmo sem o cristal.)

Como não é possível deixar de sentir nossas emoções, assim também é possível não nos prendermos a elas. Quando sabemos e entendemos que manter mágoa e outros sentimentos similares só vai nos trazer mais desgostos e desgraças, não há porque não fazermos um esforço – ou dois, ou quantos forem precisos – para melhorar a nossa vida.

Não é isso que você quer? Ter uma vida melhor, mais tranquila, mais feliz, com paz e bem-estar?

Então faça a sua parte, tome a iniciativa e não deixe ninguém destruir seus sonhos.

A vida é sua, só você pode cuidar bem dela.

 

Noemi C. Carvalho

 

 


LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitter


 



Categorias:Emoções

Tags:, , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: