
Nós não estamos sós no universo?
Nós não estamos sós no universo. O Espiritismo nos informa que, de fato, há vida e evolução em outros mundos.
Não é fascinante considerar que não somos os únicos seres existentes no vasto universo? Na verdade, a Terra é apenas uma pequena parte de uma galáxia maior, a Via Láctea. E há inúmeras outras galáxias lá fora. Quem somos nós para afirmar que só existe vida na Terra?
Os mundos evoluem?
Assim como as pessoas, os mundos também estão em constante evolução.
Existem mundos que estão muito atrasados em seu desenvolvimento, enquanto outros estão muito avançados. Nós, como seres espirituais, reencarnamos em diferentes mundos, comparáveis a diferentes escolas ou estágios da vida.
Qual a posição da Terra na sua jornada evolutiva?
A Terra, apesar de seus encantos, está longe de ser um dos planetas mais evoluídos.
Mas é claro que ela também está em um processo contínuo de evolução. Assim como estamos aprendendo e crescendo, a Terra também está.
E nós não estamos apenas habitando este planeta, mas também desempenhamos um papel ativo em sua evolução. Cada ação que nós tomamos, cada vez que decidimos alguma coisa, isso afeta o mundo ao nosso redor.
Nós encarnamos aqui para aprender e, assim, desenvolver as nossas mentes e o nosso caráter. À medida que nos esforçamos para melhorar a nós mesmos, também estamos ajudando a melhorar o mundo.
Cada um de nós tem a capacidade de influenciar a evolução da Terra. Por isso, se nos empenharmos em melhorar, o mundo à nossa volta também vai melhorar.
O que quer dizer a transição para um mundo de regeneração?
Em poucas palavras, a transição é a passagem de um planeta para uma estágio mais elevado tanto de conhecimento científico como de aperfeiçoamento moral.
E a Terra, que hoje é um mundo de provas e expiações, está próxima de concluir a sua transição para ser classificada como um mundo de regeneração.
Num mundo de regeneração a maioria das pessoas busca o bem. E embora não sejam perfeitas, se esforçam para melhorar e agir de maneira apropriada.
Mas aquelas que não se esforçam para melhorar não poderão mais reencarnar na Terra. Elas serão realocadas para um mundo menos evoluído, como se estivessem repetindo um ano escolar.
Como é a nova geração, nesse conceito de evolução espiritual?
Os espíritos mais avançados, seja os que já viveram na Terra ou então que habitavam outros mundos, reencarnam aqui para nos conduzir a um novo modo de ser, onde o bem vai prevalecer.
Entre as crianças que estão nascendo agora, e isso já começou há alguns anos, já se encontram espíritos mais evoluídos. Elas chegam ao mundo mais preparadas. Podemos notar que elas têm comportamentos mais maduros desde tenra idade.
Existe mesmo a necessidade de autodesenvolvimento?
A questão do autoaperfeiçoamento é de grande importância. E ela está intimamente ligada ao autoconhecimento.
Nós queremos viver num mundo melhor. Mas para alcançar esse mundo melhor, cada um de nós precisa se esforçar para melhorar a si mesmo. Muitas vezes, acreditamos que os outros precisam mudar, que todos os problemas existem por causa do comportamento dos outros.
E não percebemos que a mudança precisa, de fato, começar dentro de nós, a partir de nós mesmos. O progresso verdadeiro só acontece quando reconhecemos as nossas falhas e buscamos corrigir o nosso comportamento, agindo de uma forma diferente frente a situações semelhantes.
Todos nós temos, sem dúvida, o potencial para melhorar. Certamente que, se cada um de nós fizer um esforço consciente para evoluir, tanto moral quanto espiritualmente, a mudança coletiva será imensurável.
E precisamos ter sempre em mente que isso não é apenas uma jornada pessoal, mas um serviço para a humanidade. Porque cada passo que damos em direção ao nosso desenvolvimento pessoal não beneficia apenas a nós mesmos, mas também àqueles que estão ao nosso redor.
Como essa evolução se percebe na sociedade?
Com o passar do tempo, a sociedade muda a sua perspectiva sobre certos comportamentos, na proporção em que mais pessoas aderem a um novo padrão de conduta.
Por exemplo, no passado, fumar era considerado charmoso, mas hoje é visto como prejudicial. Da mesma forma, as ações desonestas estão começando a ser mal vistas. A sociedade está progressivamente condenando tais comportamentos, até que uma grande maioria escolha sempre agir dentro de princípios morais.
Daí surge uma sociedade mais evoluída, e essas pessoas podem encarnar neste ou em outros mundos que estejam num nível de evolução semelhante.
Existe uma relação entre o desenvolvimento pessoal e a evolução dos mundos?
A evolução dos mundos não é um acontecimento separado de nós, ao contrário, é intrinsecamente ligado ao nosso progresso individual.
Quando nós nos aprimoramos, as nossas ações, nossos pensamentos e sentimentos se alinham com uma frequência mais elevada, o que, por sua vez, eleva a energia do mundo ao nosso redor.
Portanto, quanto expandirmos essa perspectiva de aperfeiçoamento para além da nossa vida pessoal, vamos perceber que cada pequena melhoria que fazemos pode contribuir para a evolução do nosso mundo como um todo.
E assim como nós estamos inseridos na sociedade do nosso planeta, a Terra está inserida no Sistema Solar, que faz parte de uma galáxia, que interage com outras galáxias do Universo.
Então, consequentemente, nós também contribuímos para a evolução do Universo. Isso é, sem dúvida alguma, uma grande responsabilidade.
Como podemos melhorar para sermos agentes desse progresso?
A consciência é a chave para essa evolução. Quando nós nos tornamos mais conscientes das nossas ações e de como elas afetam os outros e a sociedade ao nosso redor, podemos fazer escolhas melhores, mais positivas.
A consciência é a ponte entre o nosso desenvolvimento pessoal e a evolução do mundo.
Para isso, é indispensável o compromisso com a melhoria, com o nosso aperfeiçoamento pessoal. É onde tudo começa.
É sempre importante lembrar que é muito bom nós continuarmos a nos esforçar para nos tornarmos pessoas melhores, porque isso não beneficia só a nós mesmos, mas também a humanidade como um todo.
Portanto, a evolução do mundo está em nossas mãos, e cada passo que damos em direção à melhoria pessoal é um passo em direção a um mundo melhor.
Você quer viver num mundo melhor? Comece hoje mesmo a ser parte dessa transformação!
E compartilhe este texto para formarmos uma corrente unida neste belo propósito!
José Batista de Carvalho
Texto inspirado em palestra de Alexandre Caldini
Você precisa fazer login para comentar.