Home / Espiritualidade / A fé na solução de um problema

A fé na solução de um problema

fé na solução de um problema

Por que nem sempre rezar traz o resultado que queremos?

É muito comum alguém dizer que “tem fé” na solução de um problema, que tudo vai dar certo porque “Deus é Pai”, porque “está rezando” para as coisas se resolverem.

Mas, apesar de tudo, da demonstração de fé e do empenho em mostrar uma conexão com Deus, às vezes surge, lá no fundo, aquela insegurança, quando as coisas não acontecem do jeito pretendido.

Então começa a fase dos questionamentos: Será que adianta rezar? Será que Deus não gosta de mim ou não tem tempo para perder comigo? Em que ocasiões eu rezei e deu certo? Quem reza deveria ter problemas na vida?

Bem, acredito que, antes de mais nada, é preciso desvincular a ideia de Deus como sendo um gênio da lâmpada, alguém que vai realizar todos os nossos pedidos.

Em segundo lugar, é importante compreender que a existência atual é apenas uma etapa da nossa vida e que traz em si as consequências de nossos atos – decorrência natural da lei de causa e efeito. E isso não se restringe às nossas atitudes no presente, mas também às praticadas em existências anteriores, ainda que não tenhamos no momento a lembrança dessas vivências.

Não podemos, também, deixar de considerar que a vida na Terra, com as suas características materiais, facilmente traz o esquecimento da contraparte espiritual.

E a espiritualidade, no que tange à vida em comunidade, não se restringe ao aspecto da crença, da religião, mas sobretudo da moral, do respeito, do serviço ao bem comum.

Portanto, é preciso aceitar que muitas vezes os nossos desejos podem surgir do egoísmo, podem ser fruto das paixões terrenas, da inveja ou até da raiva.

Deus nos conhece muito bem.

Como, então, não confiar na sabedoria divina, que nos conhece muito antes de nossa própria consciência de vida atual? Certamente Deus sabe quando aquilo que pedimos não vai ser, de fato, bom para nós. Ou, talvez, não seja ainda o melhor momento.

É possível, também, que algumas agruras sejam necessárias ao nosso aprimoramento, talvez nos tirando de caminhos sombrios, preparando um futuro mais promissor.

Então, nesses casos, Deus pode estar sussurrando aos nossos ouvidos: “Não, não vamos fazer isso, não vai ser bom para você”. Ou: “Paciência, espere mais um pouco, vamos ajeitar tudo da melhor forma”.

Claro que o problema é que não podemos escutar essas respostas. Mas se temos fé e confiamos que Deus vela por nós a todo momento, que Ele enviou o Seu Filho, nosso amado mestre Jesus, para nos orientar e que, além do mais, Ele permite que legiões de benfeitores espirituais nos acompanhem a todo momento, aí teremos a certeza que o poder de Deus está sempre ao nosso lado.

Encontramos a fé quando encontramos Deus em nós.

Nas ocasiões em que os nossos pedidos não se concretizam queremos uma resposta, queremos saber o porquê, para que possamos manter a fé sempre que precisamos de uma solução para resolver um problema. Certamente Deus tem sempre ótimas razões, mas elas fogem ao nosso entendimento.

Então, o que podemos fazer nessas ocasiões é procurar entender o que isto está querendo nos mostrar, de que forma isso pode trazer algo de bom.

Talvez estejamos precisando manter a mente aberta para ver outras opções. Ou pode ser também que não estejamos tão certos e confiantes da nossa resolução e precisamos nos certificar do que realmente queremos. Ou então, simplesmente, precisamos fortalecer a nossa fé, para a solução de um problema e para uma vida mais plena e significativa.

O que é certo é que nada é por acaso nesta vida. Tudo é aprendizado e, como sabemos, tudo é consequência de nossas atitudes anteriores. Foram elas que abriram os sulcos por onde a nossa vida segue hoje. Se um caminho não está dando certo, procuremos outro. Se surge uma dificuldade, vamos encontrar meios de superá-la. Quando surge um desafio, busquemos as opções para vencê-lo.

O futuro depende de melhorarmos as nossas escolhas a cada dia. E para isso que isso aconteça, manter a conexão espiritual é sempre uma boa escolha.

O mais sábio é aquele que busca Deus. O mais bem-sucedido é aquele que o encontrou.”
Yogananda

Noemi Cardoso de Carvalho

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

1 – Insira o seu e-mail e cadastre-se.

2 – Autorize sua inscrição no e-mail de confirmação que você vai receber.
* Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossas publicações por

e-mail

 Insira o seu e-mail para se cadastrar.

Você vai receber primeiro um e-mail para autorizar a inscrição.

Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Um e-mail vai ser enviado para você autorizar a sua inscrição. Lembre de olhar a caixa de spam.

%d blogueiros gostam disto: