
“A prece é uma necessidade diária do ser humano.”
“A prece é uma necessidade diária do ser humano”, diz a Dra Marlene Nobre, pois além da ligação espiritual com a divindade, a sua importância sobre o processo de cura tem sido constatada cientificamente em várias ocasiões.
A Dra. Marlene Nobre foi uma das principais palestrantes e conferencistas espíritas do mundo, divulgando estudos que tratam da relação entre a medicina e o Espiritismo.
Médica ginecologista, ela e seu marido, o deputado Freitas Nobre, fundaram o jornal e a Editora Folha Espírita. Além disso, a Dra Marlene participou da fundação do Centro Espírita Cairbar Schutel, em São Paulo. E foi também uma das responsáveis pela fundação da Associação Médico-Espírita (de São Paulo, do Brasil e a Internacional). Ela faleceu em 2015, em São Paulo.
Em trecho de entrevista concedida a Janet Duncan para o Jornal Psychic World, a Dra Marlene Nobre fala da importância da prece no processo de cura, tanto para o paciente, bem como para o médico. Leia a seguir.
Dra. Marlene Nobre explica a importância da prece no processo de cura.
“Na sua experiência, qual é a importância da prece no processo de cura para ambos, da parte do paciente e da parte do médico?”, foi a pergunta à qual a Dra. Marlene Nobre respondeu da seguinte forma:
“Em uma consulta que nós fizemos ao site da National Institute of Health, dos Estado Unidos, que é o órgão máximo de saúde daquele país, verificamos, em maio de 2002, a existência de cerca de 24.000 trabalhos científicos publicados em revistas de prestígio, como The Lancet, JAMA, British Medical Journal e outras, demostrando, de fato, o valor da prece. Vemos, portanto, que a prece deixou de ser algo apenas do domínio da religião.
O Dr Harold Koenig, da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, autor de vários trabalhos científicos e livros, entre os quais “Religion and Health” (Religião e Saúde), vem demonstrando o valor da Espiritualidade na saúde humana, bem como a eficácia da prece.
Mostrou, por exemplo, que pacientes que estavam sob cuidados na Unidade de Terapia Intensiva e que recebiam preces feitas por um grupo de orações, melhoraram mais rapidamente do que os outros que não tinham essa ajuda, e puderam sair mais cedo do hospital.
Isso só vem reforçar as nossas tarefas nas Casas Espíritas, porque a prece é colocada como prioritária na nossa vida, não apenas quando estamos doentes, mas como um meio de ligação com a divindade, com o Ser supremo.
A prece é uma necessidade diária do ser humano.”
Dra. Marlene Nobre
fonte: Associação Médico-Espírita Internacional