Home / Autoconhecimento / A respiração pode mesmo ajudar a acalmar a mente?

A respiração pode mesmo ajudar a acalmar a mente?

Rapaz respirando profundamente para respiração acalmar a mente

Os benefícios milenares da respiração consciente estão sendo estudados pela ciência.

Logo que nascemos aprendemos a respirar e continuamos a fazer isso durante toda a nossa vida. Parece óbvio, então, que pela prática ininterrupta é algo que fazemos muito bem. Mas será que podemos aprender mais alguma coisa sobre este instinto básico e usar a respiração para acalmar a mente?

David Robson, em artigo para a BBC – Worklife, responde a essa pergunta. Segundo Robson, pesquisas científicas recentes mostraram que a respiração rápida, superficial e sem foco pode contribuir para uma série de problemas, incluindo ansiedade, depressão e pressão alta, enquanto que cultivar maior controle sobre os pulmões pode trazer muitos benefícios à nossa saúde mental e física.

Os cientistas estão descobrindo que uma frequência específica da respiração – em torno de seis exalações por minuto – pode ser especialmente restauradora, desencadeando uma “resposta de relaxamento” no cérebro e no corpo.

Não se sabe exatamente por que a respiração profunda e lenta causa mudanças que beneficiam a saúde em diversos aspectos, embora algumas hipóteses tenham surgido. Uma revisão recente da literatura científica relacionada ao tema descobriu que respirar de forma lenta e profunda pode ajudar a aliviar sintomas de depressão e ansiedade, e também parece ajudar com insônia.

Como a respiração pode acalmar a mente.

Para praticar esta técnica de relaxamento, é preciso que você mude a maneira como respira. Isso inclui respirar levando o ar ao diafragma, o que você pode sentir ao colocar sua mão sobre o abdômen e perceber a sua expansão, em vez do movimento do tórax. Assim, você consegue encher os pulmões com mais ar, enquanto desacelera conscientemente o ritmo da respiração de repouso.

Curiosamente, pessoas que praticam exercícios de respiração encontram o ritmo ideal em seis respirações por minuto. Isso parece gerar maior relaxamento através de um tipo de ciclo de respostas positivas entre pulmões, coração e cérebro. Práticas espirituais, como recitar rosários, cânticos de mantras talvez tenham possibilitado um reconhecimento inconsciente do ritmo respiratório restaurador, obtendo um estado relaxado, mas concentrado.

A atenção com a respiração está presente em ensinamentos de antigos textos hindus e os praticantes de yoga têm se aproveitado desses benefícios há milênios. As pesquisas científicas mais recentes somente nos ajudam a entender as razões pelas quais essas práticas são tão benéficas, fora dos contextos espirituais ou religiosos. Elas nos ajudam também a encontrar possíveis novos jeitos de aproveitá-las ao máximo. Se você sofre frequentemente com estresse, talvez seja hora de respirar fundo.

Em conclusão, observa-se que cultivar mais controle sobre nossa respiração pode trazer muitos benefícios à nossa saúde mental e física. Está na hora de reaprender a respirar?

A reportagem na íntegra (em inglês) está em BBC.com/Worklife

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.
Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitter

Acompanhe as publicações inscrevendo-se para receber:
– Newsletter
– Notificações

Veja também

mulher em meio a um bosque com as mãos postas em oração por quem rezar

Podemos rezar por alguém além de nós mesmos?

A oração traz proteção e serenidade, renova a força e a coragem, por isso rezar é sempre bom. Mas por quem podemos rezar?

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cadastre-se para receber nossas publicações

Receba nossas publicações em sua caixa de e-mails

Após se cadastrar você receberá um e-mail para confirmar sua inscrição.

 

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

 

Você receberá um e-mail para confirmar sua inscrição.

%d blogueiros gostam disto: