
A respiração é o primeiro passo para se acalmar.
A respiração profunda é, sem dúvida, uma das formas mais rápidas e eficientes de lidar com a tensão e a ansiedade no dia a dia. É claro que queremos sempre ter um dia tranquilo e agradável. Mas, muitas vezes, as surpresas da vida chegam de repente e trazem preocupações que nos obrigam a sair de nossa zona conforto e lidar com a situação.
Assim, dependendo do que aconteceu ou de como já estava o nosso estado emocional, uma tempestade de pensamentos fazem com que a nossa cabeça comece a doer. Além disso, a respiração fica ofegante mesmo sem termos feito nenhum esforço e sentimos aquele incômodo característico na boca do estômago.
E, certamente, querer encontrar uma solução enquanto nos sentimos desse jeito não vai ser nada produtivo. Uma das ações que é mais recomendada – e que vai tomar só alguns poucos minutos do seu tempo – é praticar a respiração profunda.
A Universidade de Rochester¹ publicou um texto orientando de uma forma bem simples e esclarecedora, como praticar a respiração profunda para acalmar a mente. Leia a seguir.
A técnica de respiração profunda.
“A respiração profunda ajuda a facilitar o relaxamento e acalmar estados emocionais intensos.
A respiração superficial leva ao aumento da ansiedade e do estresse, enquanto a respiração profunda desacelera e fornece mais oxigênio ao corpo.
Comece respirando normalmente, mas prestando atenção a cada respiração. Depois de repetir isso várias vezes, comece a respirar mais profundamente – inalações mais longas e exalações mais longas.
Com a respiração profunda, você respira pelo diafragma, pelo abdômen. Observe as três etapas da sua respiração – seu peito sobe, suas costelas se expandem e sua barriga sobe conforme você inspira.
Respire várias vezes colocando as mãos sobre o peito, depois sobre as costelas e, finalmente, sobre a barriga, para sentir a respiração passando por você.
Respire profunda e lentamente, concentrando toda a sua atenção em cada respiração. Não se apresse nem respire rápido.
Ao expirar naturalmente, deixe que a tensão saia de sua respiração. Imagine a tensão sendo drenada de seu corpo e mente enquanto você expira. Observe a sensação de calma e relaxamento que vem com a expiração.”
Compilado por Brigid Cahill, Ph.D., para o Centro de Aconselhamento Universitário – Universidade de Rochester
Quando estamos bem, irradiamos essa boa energia ao nosso redor.
Pratique sempre este breve exercício de respiração. Nos momentos de ansiedade, ele ajuda a relaxar. E mesmo quando você está bem, vai sentir a serenidade aumentar, os músculos relaxarem.
Você pode também se interessar por:

A respiração pode mesmo ajudar a acalmar a mente?

Não deixe para depois, escolha ser positivo, prefira a energia positiva
E claro que é sempre bom nos sentirmos bem, porque além de nosso próprio bem-estar, irradiamos essa energia benfazeja para o ambiente e para as pessoas ao nosso redor.
Noemi C. Carvalho