Home / Autoconhecimento / A vida é a oportunidade para reestruturar o nosso destino

A vida é a oportunidade para reestruturar o nosso destino

vida para reestruturar nosso destino

Cada existência nos traz novas oportunidades.

A nossa vida é uma oportunidade que temos para reestruturar o nosso destino. Sob o ponto de vista espiritual, ela não termina com o fim de nossa jornada na Terra. E nem tampouco transcorre, em seguida, somente na esfera do espírito.

São várias e várias existências que se sucedem e compõem a nossa vida. E em cada uma delas, através da reencarnação, temos a oportunidade de buscar o nosso aprimoramento. Para isso, é preciso trabalhar antigos desafios ainda não superados, resgatar as dívidas morais contraídas, prestar o auxílio a quantos cruzem o nosso caminho.

Assim, diz Emmanuel¹, são necessários “o respeito que nos cabe consagrar ao corpo físico e o culto incessante de serviço ao bem, para retirarmos da romagem terrena as melhores vantagens à vida imperecível.”

Cada uma das vezes que voltamos a nos movimentar no corpo de carne temos a oportunidade, como explica o mentor espiritual, de buscar a solução para “os nossos velhos problemas de amor e ódio, simpatia e desafeto”.

Essas emoções, quando em desequilíbrio e vivenciadas repetidamente, acabam por se fixar na mente. E redundam, então, “na penumbra de nossos sonhos imprecisos ou na sombra das paixões que, por vezes, nos arrastam a profundos despenhadeiros”, esclarece o benfeitor espiritual.

A vida é uma ocasião que temos para reestruturar o nosso destino.

Todos nós somos espíritos travando os embates para conseguir a vitória sobre nós mesmos, interceptando e modificando a ação de nossos inimigos internos. Lutamos, assim, para vencer o egoísmo, a irritação, o ciúme e tantos outros sentimentos que nos mantêm imantados às vibrações mais baixas.

E nesse embate diário, como relata Emmanuel, mudam os personagens, outros são os endereços, mas os quadros fundamentais trazem similaridades.

São corações aflitos, submersos em angústias que parecem insolúveis, mentes paralisadas na ilusão e na dor, incapazes de aguçar o entendimento da vida eterna ou de vislumbrar alternativas para que possam vencer os desafios que despontam.

E assim a vida é varrida por lutas e provações nas quais não se consegue ver oportunidades desafiadoras, mas só problemas e dificuldades. O amor é tido como sinônimo de posse e as posses materiais toldam o pensamento com a ilusão da felicidade temporária.

Dessa forma, os conflitos da emoção são inevitáveis, pois o espírito sabe a que veio. Priorizar a vida material e efêmera, descuidando das aquisições espirituais e imperecíveis, traz a insatisfação, a ansiedade e a sensação de vazio.

O que demonstra, como ressalta Emmanuel, “a necessidade de valorização dos recursos que o mundo nos oferece para a reestruturação do nosso destino”.

Pela lei de causa e efeito determinamos o nosso amanhã.

Quantas vezes erguemos os olhos aos céus em rogativa, pedindo auxílio para os nossos sofrimentos… Entretanto, orienta o autor espiritual, “muitas vezes somos constrangidos a observar o trilho terrestre, a fim de entender o passado a que o nosso presente deve a sua origem”.

Nenhuma de nossas ações escapa ao julgamento de nossa própria consciência. E, pela lei de causa e efeito, surgirão à nossa frente as situações que nos trazem o momento oportuno para restabelecer o equilíbrio da balança da justiça.

Emmanuel chama a nossa atenção para que nesses momentos, ouçamos “a voz inarticulada do Plano Divino, exortando-nos sem palavras: — A Lei é viva e a Justiça não falha! Esquece o mal para sempre e semeia o bem cada dia!

Ajuda aos que te cercam, auxiliando a ti mesmo! O tempo não para, e, se agora encontras o teu ‘ontem’, não olvides que o teu ‘hoje’ será a luz ou a treva do teu ‘amanhã’!”, adverte o amigo espiritual.

Noemi C. Carvalho

Referência

1 – Emmanuel, no Prefácio do livro “Entre a Terra e o Céu”, de André Luiz – psicografado por Chico Xavier

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

1 – Insira o seu e-mail e cadastre-se.

2 – Autorize sua inscrição no e-mail de confirmação que você vai receber.
* Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossas publicações por

e-mail

 Insira o seu e-mail para se cadastrar.

Você vai receber primeiro um e-mail para autorizar a inscrição.

Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Um e-mail vai ser enviado para você autorizar a sua inscrição. Lembre de olhar a caixa de spam.

%d blogueiros gostam disto: