Anúncios
Home / Comportamento / Ação Inspiradora / Alfabetizada para realizar sonho de escrever cartas de Natal

Alfabetizada para realizar sonho de escrever cartas de Natal

Neuza aprendeu a ler e escrever depois dos 60 anos, para realizar sonho de Natal.

A cozinheira Neuza Rosa de Souza, cresceu na Bahia e viu a vida mudar após os 60 anos, quando se mudou para Campinas (SP) e realizou, enfim, o sonho de ser alfabetizada.

Neuza teve uma infância simples e de muito trabalho. Devido à rotina na lavoura, nunca teve a oportunidade de frequentar uma escola e passou toda a juventude sem estudar.

Influenciada pelo pai e pelo ex-marido a nunca aprender a ler, vai agora poder praticar algo que sempre sonhou: escrever cartinhas de Natal.

Nesse [Natal] eu já posso. Nunca é tarde para você ir atrás, correr atrás do que você quer.

A vergonha de não saber escrever.

Neuza trabalhava como babá e conta de onde veio sua maior motivação:

Foi muito interessante. Nessa casa, o menino pegou e fez uma cartinha de Natal e me falou: ‘Neuza, vamos escrever cartas para o Papai Noel. Você faz o pedido e ele traz o presente.

Constrangida, contou ao garoto que não sabia escrever. Neuza conta que, às vezes, chegava a folhear livros para observar as palavras. Quando perguntada sobre o conteúdo das obras, disfarçava.

Dizia que era interessante, mas nem sabia o que estava escrito. Sentia um vazio e, ao mesmo tempo, vergonha de falar para as pessoas que eu não sabia ler.

Enfim, o sonho realizado.

Com o incentivo da neta, Neuza ingressou na Fundação Municipal para Educação Comunitária, de Campinas, onde iniciou as aulas de alfabetização.

Fácil não é, mas, quando você tem força de vontade, se torna fácil. Não tem nem um ano que eu entrei na escola e já estou assim.

A primeira coisa que escreveu foi um bilhete para o neto. “É muito bom. A leitura é fundamental, agora eu vejo.” Em 2019, Neuza vai passar o primeiro Natal alfabetizada, e garante que não vai parar por aí.

Não vou parar. Vou me formar ainda, vocês vão ver. Vou pegar um diploma.

 

com informações G1

 

 


LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitter


 

Anúncios

Veja também

Captura de tela da página inicial do novo site.

Novo site de LêAqui

Em 2020, vamos ver com clareza a nossa vida, usar nossa força interior para fortalecer nossa esperança e nosso entusiasmo. Vamos entrar nessa boa vibração a que este novo ano nos convida.

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.