Home / Autoconhecimento / Algumas palavras sobre autoconhecimento

Algumas palavras sobre autoconhecimento

Mulher em jardim florido com olhos fechados, compenetrada em absorver algumas palavras sobre autoconhecimento.

Palavras que podem definir o que é o autoconhecimento.

O autoconhecimento, para ser compreendido em algumas poucas palavras, é uma prática adotada com a finalidade de se conhecer melhor.

É um trabalho de introspecção, quando procuramos compreender o que nos move. Isto é, procuramos entender como o nosso mundo interior define e concretiza o nosso mundo exterior. Aquilo que desejamos como ideal de vida – amor, felicidade, sucesso, riqueza, ou qualquer outra aspiração que tenhamos – não vamos encontrar no mundo exterior enquanto não nos aproximarmos de nosso mundo interior.

Quais os mecanismos que agem em nosso mundo interior?

Os mecanismos interiores são pessoais, individualizados, únicos em suas características de percepção, ou seja, o mesmo evento é registrado, percebido, sentido e posteriormente recuperado/revivido de maneiras diferentes por diferentes pessoas.

Eles respondem pela forma como vemos e sentimos o mundo à nossa volta e pautam as ações com as quais conduzimos nossa vida. Alguns dos aspectos de nosso mundo interior que vale a pena que sejam compreendidos dizem respeito às emoções e aos pensamentos:

  • quais são as emoções que mais comumente afloram em nossos dias
  • como elas direcionam as nossas atitudes
  • de onde se originaram e como se formaram
  • qual sua relação com os pensamentos que transitam pela nossa mente
  • qual a relação que existe entre os pensamentos e o que ocorre em nossa vida
  • de que forma eles exercem ação direta sobre a vida que vivemos
  • como ter um domínio de maneira consciente sobre esses elementos (emoções e pensamentos) para conseguir resultados positivos em nossas resoluções

Qual a importância de nos conscientizarmos dos mecanismos interiores.

Com o desenvolvimento pessoal obtido através do profundo conhecimento de si próprio, tornamo-nos aptos a reconhecer e aceitar nossos diversos conteúdos interiores – tanto os positivos, como os negativos. Costuma-se chamar a isto de expansão da consciência, que em outras palavras, nada mais é que ter a consciência, estar ciente da ação dos nossos componentes interiores na jornada do autoconhecimento.

Com o reconhecimento e a prática, podemos direcioná-los e utilizá-los de forma proveitosa, estimulando os fatores positivos, e modificando os negativos de modo a torná-los neutros ou favoráveis.

Desta forma, conseguimos manter um melhor equilíbrio em situações que exigem escolhas difíceis ou na ocorrência  de fatos que tendem a desestabilizar emocionalmente, como término de relacionamentos, frustrações pessoais ou financeiras, críticas recebidas, perda de emprego ou insucesso de negócio, entre tantos outros problemas que enfrentamos na vida.

O que podemos modificar é não a ocorrência de situações dolorosas e frustrantes, mas a forma como reagimos a elas, de modo a resolvê-las ou superá-las com menos angústia e maior serenidade, com menos dúvidas e mais confiança.

A importância da espiritualidade no contexto do autoconhecimento.

Outro aspecto a ser considerado, além das emoções e dos pensamentos, é o que diz respeito à espiritualidade. A obtenção de melhorias pessoais como resultado do autoconhecimento trata de nosso bem-estar e satisfação ao conseguirmos permanecer num estado emocional sereno e pacificado, bem como a possibilidade de conseguirmos melhores condições para realizarmos nossos desejos e aspirações na vida.

Quando a esses componentes acrescentamos a aproximação de nosso núcleo de espiritualidade, esse bem reveste-se de um significado maior, pois visará também o bem comum.

A espiritualidade pode ser entendida como um estado de profunda conexão com algo maior e transcendente à vida física, esteada em valores morais de respeito a todos os seres viventes, em princípios de humildade, gratidão, compreensão, honestidade, compaixão.

Todos, assim, são vistos como iguais, diferindo em suas caraterísticas de personalidade – os aspectos pessoais a serem reconhecidos, aceitos e, se necessário, transmutados.

O autoconhecimento é, em nível mais abrangente, um processo no qual se busca a integração dos nossos aspectos emocional, mental, físico e espiritual.

É a harmonização, em primeiro lugar, do relacionamento consigo próprio para, então, ter melhores possibilidades de bons relacionamentos com o mundo.

Noemi C. Carvalho

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.
Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitter

Acompanhe as publicações inscrevendo-se para receber:
– Newsletter
– Notificações

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

1 – Insira o seu e-mail e cadastre-se.

2 – Autorize sua inscrição no e-mail de confirmação que você vai receber.
* Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

Receba nossas publicações por

e-mail

 Insira o seu e-mail para se cadastrar.

Você vai receber primeiro um e-mail para autorizar a inscrição.

Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Um e-mail vai ser enviado para você autorizar a sua inscrição. Lembre de olhar a caixa de spam.

%d blogueiros gostam disto: