Home / Autoconhecimento / Amanhã vamos começar tudo de novo

Amanhã vamos começar tudo de novo

uma mão estendendo-se para alcançar oura para ajudar começar de novo

Cada amanhã traz uma nova oportunidade.

Cada dia é uma nova oportunidade de começar tudo de novo. Principalmente no que diz respeito à nossa caminhada evolutiva.

Quantas mensagens bonitas e inspiradoras vemos a todo momento! Quantos ensinamentos que nos fazem pensar: “Puxa, é isso mesmo! Agora já sei, e vou fazer assim porque sei que vou me sentir melhor.”

Mas saber é uma coisa, e pôr em prática é outra. Afinal, nós nem temos ideia de há quanto tempo – talvez décadas, talvez séculos – estamos, pouco a pouco, mudando a forma de pensar e transformando algumas atitudes.

Muito do que nós somos hoje, a forma como agimos, é algo que está arraigado há muito tempo, com certeza. E por isso mesmo, a maior parte de nossas atitudes acontecem de uma forma automática.

Insistir, persistir: sempre é tempo para começar tudo de novo.

Sabe aquelas situações que parecem sem importância? Como por exemplo, não ficar irritado com aquelas coisas como a tradicional fechada no trânsito; não reclamar daquilo que é como é, como o clima; não debochar de alguém, nem por brincadeira, além de outras tantas nas quais acabamos sempre tendo a mesma atitude?

Na verdade, podemos agir diferente e todas elas podem ser evitadas quando desenvolvemos, de forma profunda e firme, virtudes como a paciência e a humildade.

Mas, ao mesmo tempo, não devemos nos culpar ou desistir. Precisamos, isso sim, insistir. E começamos, com o tempo e a prática, a notar uma certa diferença.

Antes, por exemplo, eu ia logo na onda do primeiro impulso. Depois, comecei a perceber que mesmo agindo por impulso, logo depois pensava: “Ih, é mesmo, podia ter feito diferente.”

Em seguida, com o passar do tempo, eu sentia aquela vontade mas lembrava que não era para fazer assim, mas…o impulso inicial vencia.

Agora, acho que estou na fase de ainda sentir o impulso inicial, mas – na maioria das vezes – me controlo. Na maioria das vezes. E esse caminho de poucas linhas, na verdade foi um caminho percorrido ao longo de muitos anos.

Não sei se consegui me fazer entender, mas o conto de Hilário Silva é bem direto, explicativo. E contundente. Leia abaixo. Tenho certeza que você vai lembrar dele em muitas ocasiões.

Noemi C. Carvalho

Deus e nós

Sebastião Lobo, estimado motorista, depois de afeiçoar-se ao Evangelho, fizera-se mais consagrado à oração.

Clarividente, encontrava grande consolo na palavra de Eusébio, o instrutor espiritual que lhe dedicava incessante carinho.

Talvez você queira ler também:

  • Anjos da guarda e espíritos familiares
  • O Médium e a Mediunidade

Entretanto, apesar de todos os votos que fazia, estava sempre a braços com dificuldades morais de vulto.

Tomando o automóvel, pela manhã, certa feita afirmou:

– Deus está comigo. Deus está do meu lado. Deus me ajudará. Deus me dará suas mãos.

Mas, justamente nesse dia, Sebastião rixou com alguns colegas, perdeu a calma, abusou da velocidade, foi multado, desentendeu-se fortemente com o posto fiscal.

À noite, no instante das orações, sentia-se envergonhado.

Como de outras vezes, Eusébio surgiu-lhe aos olhos e argumentou, convincente. O pupilo errara com agravantes. Conhecia as próprias obrigações. Cabia-lhe controlar-se, asserenar-se, pois que espírita algum pode, em boa consciência, ignorar o dever da humildade.

Sebastião, contudo, insatisfeito consigo mesmo, disse em voz alta:

– Meu amigo, meu irmão, como proceder? Saí de casa orando, buscando vigiar… E muitas vezes repeti hoje: “Deus está do meu lado. Deus me ajudará. Deus me dará suas mãos.”

– Sim, sim – concordou Eusébio, tudo está certo, mas não se esqueça de que nós também precisamos estar com Deus e entregar as mãos a Deus. Está bem?

Sebastião gaguejou, gaguejou e acabou conformando-se:

– Está bem.

– Está bem, disse Eusébio, amanhã vamos começar tudo de novo.

Hilário Silva, em “A Vida Escreve”, psicografado por Waldo Vieira

Hilário Silva queria levar os pensamentos da Doutrina Espírita a um número maior de pessoas. Assim, nos pequenos contos de situações do cotidiano, ele insere e transmite as informações do Plano Espiritual, para que elas cheguem com facilidade ao entendimento comum, despertando, na simplicidade de suas mensagens, o convite à reflexão.

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

1 – Insira o seu e-mail e cadastre-se.

2 – Autorize sua inscrição no e-mail de confirmação que você vai receber.
* Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.

Também nas redes sociais:

Facebook

Instagram

Pinterest

Twitter

YouTube

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossas publicações por

e-mail

 Insira o seu e-mail para se cadastrar.

Você vai receber primeiro um e-mail para autorizar a inscrição.

Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Um e-mail vai ser enviado para você autorizar a sua inscrição. Lembre de olhar a caixa de spam.

%d blogueiros gostam disto: