
Aprenda a escutar e solucione os conflitos.
Mal-entendidos, desavenças, conflitos, tudo pode surgir em seus relacionamentos diários. Para evitar maiores problemas, aprenda a escutar.
Porque o pensamento é energia. E ele acontece, independentemente da nossa vontade, ele está lá.
Em função disso, a forma ideal de vivermos nosso dia é começarmos, antes de mais nada, a perceber o que está dentro da cabeça, que tipos de pensamento andam circulando, que tipo de energia eles estão propagando.
Em seguida, começamos a trabalhar os pensamentos, porque tudo aquilo que sentimos e tudo aquilo que falamos é fruto de nosso pensamento. E nós nos desarmonizamos quando temos muitas ideias conflitantes dentro de nós.
Para saber ouvir é preciso controlar o pensamento.
Quando as pessoas se queixam com relação a mal-entendidos que ocorrem e que acabam gerando discórdia e animosidades, lembro-me de Eckhart Tolle, discorrendo sobre a importância de saber ouvir:
“Quando você parar para ouvir uma outra pessoa, não escute só com a mente, escute com todo o seu corpo. Sinta o campo de energia do seu corpo interior enquanto escuta. Isso desvia a atenção do pensamento e cria um espaço de serenidade que possibilita você ouvir realmente, sem que a mente interfira.
Assim, você está dando à outra pessoa um espaço para ela ser. É o presente mais precioso que você pode dar a alguém. A maioria das pessoas não sabe como ouvir, porque uma grande parte da atenção delas está dominada pelo pensamento.”
A dinâmica do diálogo: o tempo de falar e o tempo de ouvir.
Essa dominação pelo pensamento acontece quando nos centramos mais no que ocorre na nossa cabeça. Isto é, prestamos mais atenção aos pensamentos que a fala da outra pessoa está deflagrando em nossa mente, na história que estamos construindo com os pedaços do que ouvimos a partir de nossos conteúdos, lembranças e memórias.
Dessa forma, o nosso pensamento tende a centrar-se em nós, deixando pouco espaço para outro, o que gera uma discrepância entre o que é falado e o que ouvimos.
Isto acontece porque não estamos acostumados a ouvir com a nossa essência, nosso ser maior e, assim, não conseguimos sentir a pessoa do outro lado. Isto impede que as essências se relacionem, o que é um passo essencial para que as relações se consolidem num nível mais elevado: o nível do amor, onde entramos em unidade com tudo que existe.
Aprenda a escutar com o coração, não só com a mente.
A interação nas relações humanas, em sua maioria, ocorre exclusivamente no nível mental, e não com o sentido de uma comunhão entre seres humanos. Continuando dessa forma, nenhuma relação pode se desenvolver de maneira serena e harmoniosa, o que causa todas as desavenças nos relacionamentos.
Segundo Tolle,” quando a mente dirige a nossa vida, o conflito, as lutas e os problemas são inevitáveis. Estar em contato com o seu corpo interior cria um espaço de mente vazia, dentro do qual a relação pode florescer.”
Lembre-se: você está nesta vida para se relacionar, porque é através dos relacionamentos que você se conhece melhor e cresce mais espiritualmente.
Portanto, aproveite da melhor forma todas as oportunidades que a vida lhe oferece, aprenda a escutar com o seu coração, e espalhe harmonia ao seu redor.
José Batista de Carvalho
LêAqui: a mensagem certa na hora certa.
Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – Pinterest –Twitter