
O que fazer para se sair bem com as mudanças da vida?
A vida é uma energia em constante mutação. Ela não é estática, imóvel. Está sempre se renovando. As plantas estão sempre brotando, surgem novas folhas, flores e frutos para substituir os que já se foram; cada célula de nosso corpo se renova; vidas são geradas tomando o lugar das que se extinguem. A tônica é recomeçar na vida.
Tudo recomeça, se movimenta, se revitaliza, ganha nova forma e energia.
A vida, a nossa vida em particular, a vida que estamos vivendo, não é diferente. Passamos por pequenas mudanças que vemos como naturais, ou por grandes mudanças que nos trazem certa ansiedade.
Passamos da infância à puberdade, da juventude à maturidade, mudamos de escola, de casa, de amigos, de trabalho… quem é que não tem uma longa lista quando começa a pensar?
Deveríamos estar acostumados com as mudanças, mas tem algumas horas que somos forçados a mudar alguma coisa em nossa vida a que estamos muito acostumados, e isso é um choque muito grande.
Uma separação amorosa ou um rompimento com o melhor amigo, a demissão do trabalho depois de tantos anos ou o fracasso da própria empresa, uma doença sempre inesperada que nos obriga a novos hábitos, morar em outra cidade ou outro país por imposição profissional, mudar a área de trabalho para a qual estudamos, enfim, mudanças dos mais diversos tipos que nos trazem as mais diversas angústias.
Outras vezes, a vida não nos impõe nada. Mas não estamos satisfeitos do jeito que está. Só que a insegurança da mudança nos imobiliza, nem todo mundo quer sair da cômoda e satisfatória zona de conforto, mesmo que ela não esteja tão satisfatória.
A insegurança de recomeçar, a incerteza de ser capaz, prende muitas pessoas numa vida que não é o que ela quer; ela acha que poderia ser melhor, mas falta a coragem.
Fique sempre pronto para as mudanças, mantendo atitudes positivas.
1 – Confie em você
Mesmo que você tenha que recomeçar do zero, veja como uma oportunidade para criar algo novo, é a vida confiando na sua capacidade e em seus talentos.
Deixe de lado o medo, nada de vitimismo do tipo “logo eu”, “o que eu fiz de errado”, e coisas do tipo. Você já recomeçou alguma coisa antes, não importa se deu certo ou não. Os erros são aprendizado e experiência.
2 – Siga sua essência
Mantenha a paz e a calma, mesmo que a situação esteja difícil. Só assim você vai poder seguir as orientações da sua essência, e não do seu ego.
Seja o que for, faça com dedicação, faça bem feito, pense no bem que pode advir para você e para os outros com essa sua atitude.
3 – Seja grato
A gratidão revela a humildade e a aceitação da vida perante o Universo, Deus, o Criador. Acredite e aceite que, da mesma forma que você já recebeu muitas coisas boas em sua vida, muitas mais virão.
Esse é um pensamento positivo, uma afirmação que deve estar sempre presente, pois ela ativa a Lei da Atração.
4 – Concentre-se no momento presente
Tudo acontece no presente, no agora. Então nada de ficar remoendo o passado, pensando se poderia ter sido diferente, o que você poderia ter feito para hoje ser diferente. Isso não vai mudar nada, não vai levar o tempo de volta ao passado para você experimentar outra opção. Veja como aprendizado e experiência, não como erro ou castigo.
O pensamento no futuro traz expectativa, impaciência ou medo. Deixe o futuro chegar ao seu tempo. Agora, o que importa é o agora. Esteja presente, esteja consciente. Este é o momento em que você pode mudar sua vida. Só este.
5 – Seja paciente
Tenha paciência com você, não se cobre, respeite o tempo. Você tem uma poderosa energia que lhe dá coragem e força para superar obstáculos.
Mas um tempo de adaptação às novas condições ou de consolidação de novos aprendizados é importante. Tenha confiança, use sua sabedoria. Construir uma base sólida é muito importante.
A vida é um constante recomeço.
Se o destino bate à sua porta , ou se você é que quer ir bater às portas de um novo destino, não importa.
Tenha sempre em mente que sua vida é maior que este momento.
Faça, refaça; invente, reinvente.
Seja melhor a cada dia.
Noemi C. Carvalho
Você precisa fazer login para comentar.