Home / Autoconhecimento / As soluções que queremos não estão no futuro

As soluções que queremos não estão no futuro

Homem sentado sobre a areia que escoa de uma clepsidra esperando as soluções que queremos

O futuro não é uma máquina de respostas.

Na maior parte das vezes, nós acreditamos que o futuro trará as respostas e as soluções que queremos para nossos temores, ansiedades e frustrações.

Por não saber como modificar a situação que nos incomoda ou aflige, creditamos ao tempo o poder de solucionar as questões de ordem pessoal com as quais não queremos ou não sabemos como lidar.

Entretanto, isso se torna apenas uma outra decepção quando constatamos que nada está mudando, que nossa insatisfação ou aflição continua presente, embora o futuro já tenha chegado.

Onde encontrar as soluções para ter a vida que queremos.

No livro O Poder do Agora, Eckhart Tolle trata da ineficácia desse tipo de comportamento, ou seja, de ficarmos :

O futuro, geralmente, é uma réplica do passado. É possível haver mudanças superficiais, mas as transformações reais são raras e dependem da possibilidade de estarmos presentes para dissolver o passado. Se a nossa mente carrega um grande fardo do passado, vamos sentir isso.”

Quando alguém guarda ressentimentos, pode acreditar que ser bem sucedido fará com que se sinta melhor. Entretanto, ainda que alcance poder ou prestígio continuará se sentindo da mesma forma, porque os seus registros emocionais continuam sendo resgatados e revividos.

Quem não se valoriza e busca suprir isso num relacionamento é bem possível que acabe se envolvendo num relacionamento que se tornará vazio e inútil porque não consegue preencher a lacuna existente. Ninguém é capaz de transferir a outra pessoa o sentimento de se sentir habilidoso, talentoso, capaz, completo.

A melhor forma de agir quando queremos mais qualidade em nossa vida, portanto, é procurar soluções para nos libertarmos dos pesos do passado que continuamos arrastando. A paciência é uma virtude, mas a inércia na espera do futuro não traz nenhum resultado.

Você não pode se libertar no futuro.

Tolle observa que “a qualidade da nossa percepção neste momento é que determina o futuro. Toda a negatividade é causada pelo acúmulo de tempo psicológico e pela negação do presente.

O desconforto, a ansiedade, a tensão, o estresse, a preocupação, todas essas formas de medo são causadas por excesso de futuro e pouca presença.

A culpa, o arrependimento, o ressentimento, a injustiça, a tristeza, a amargura, todas as formas de incapacidade de perdão são causadas por excesso do passado e pouca presença.”

É interessante notar essa divisão que Tolle faz entre os sentimentos percebidos e o tempo a que eles se ligam. Vemos, assim, que eles foram agrupados em duas categoria básicas: os sentimentos relacionados ao medo e aqueles ligados ao perdão.

Os sentimentos de medo com relação ao futuro, como por exemplo a ansiedade, o estresse, a preocupação, geram expectativa. Isto acontece porque tentamos lidar com fatores sobre os quais não vemos possibilidade de controle, ficando no aguardo de que resultados favoráveis se concretizem.

Por outro lado, os sentimentos agrupados como sendo acionados pela falta de perdão – a culpa, o arrependimento, o ressentimento, a injustiça, a tristeza, a amargura – têm o seu vínculo com o passado, por sentimentos decorrentes de ações que nos feriram e de cuja dor não conseguimos nos libertar.

“O único lugar onde pode ocorrer uma mudança verdadeira e onde o passado pode se dissolver é neste momento, aqui e agora.” – Eckhart  Tolle

Medo e falta de perdão podem denotar um desequilíbrio na autoestima. E este, por sua vez, ocorre pela falta de confiança decorrente de um distanciamento de nosso eu superior, de nossa essência. Uma das maneiras de conseguirmos essa aproximação e fortalecermos nossa autoestima é vivendo integralmente no momento presente, libertos das amarras do passado e do futuro.

Todas as soluções que queremos estão bem aqui, neste momento.

Isso pode exigir de nós certo empenho e dedicação, como Tolle também esclarece: “Talvez seja difícil reconhecer que o tempo é a causa do nosso sofrimento ou de nossos problemas. Acreditamos que eles são causados por situações específicas em nossas vidas, e, de um ponto de vista convencional, isso é uma verdade.

Mas enquanto não lidarmos com a disfunção básica da mente – o apego ao passado e ao futuro e a negação do presente – os problemas apenas mudam de figura.”

Nós vivemos entre dois tempos: um tempo passado sobre o qual não temos nenhuma possibilidade de ação, e um tempo futuro para o qual apenas construímos expectativas.

Enquanto deixarmos que nossos dias vagueiem entre esses dois espaços de tempo distantes da nossa realidade será muito difícil que consigamos alcançar uma realização externa que também nos traga sentimentos de satisfação, alegria e paz.

Noemi C. Carvalho 

LêAqui: a mensagem certa na hora certa.
Também nas redes sociais: Facebook – Instagram – PinterestTwitter

Acompanhe as publicações inscrevendo-se para receber:
– Newsletter
– Notificações

ASSINE GRATUITAMENTE NOSSA NEWSLETTER

1 – Insira o seu e-mail e cadastre-se.

2 – Autorize sua inscrição no e-mail de confirmação que você vai receber.
* Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Política de PrivacidadePolítica de Cookies Política Anti-Spam

Deixe o seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossas publicações por

e-mail

 Insira o seu e-mail para se cadastrar.

Você vai receber primeiro um e-mail para autorizar a inscrição.

Lembre-se de olhar as caixas de spam e de promoções.

Um e-mail vai ser enviado para você autorizar a sua inscrição. Lembre de olhar a caixa de spam.

%d blogueiros gostam disto: