
Os relacionamentos podem ajudar a melhorar a visão de si mesmo
Autoestima: este foi o tema do post da semana, da série Sete passos para você desatar os nós que amarram a sua vida. Vamos aproveitar, então, e falar mais um pouco sobre isso.
Nós estamos nesta vida para nos relacionarmos, pois através dos relacionamentos podemos nos conhecer melhor e crescer espiritualmente. As relações com outras pessoas representam, muitas vezes, espelhos de nosso próprio interior.
Se prestarmos atenção, certamente vamos identificar que o comportamento que nos irrita ou ofende nos outros é algo que, lá no fundo, também possuímos. Por isso é melhor não julgar e não criticar, mas apenas observar e procurar identificar porque aquele aspecto nos incomoda.
Quando aceitamos que não somos perfeitos, conseguimos olhar tranquilamente para nossos defeitos e podemos, então, buscar formas de equilibrar, reverter ou mudar o que não gostamos. Ao ficarmos livres de nossas próprias críticas e julgamentos conseguimos ter um novo olhar para nós mesmos. Podemos, então, reparar naquilo que temos de bom e começamos a sentir confiança em deixar que nossas qualidades se tornem visíveis.
- Desatando o quinto nó – Ame a si mesmo, para amar e ser amado
- Ônix: proteção e poder que fortalecem a autoestima
Com o tempo e o aprimoramento, começamos a perceber algumas diferenças em nós, em nosso comportamento, o que nos permite ter um relacionamento mais positivo com nós mesmos e com os outros. Nas situações do dia a dia, começamos a notar que agimos de outra maneira, demonstrando atitudes como:
- firmeza – sem mostrar arrogância
- humildade – sem ser submisso
- amor – sem o ranço da posse
- individualismo – sem incorrer em egoísmo
É certo que quando nos aceitamos melhor, também passamos a aceitar as outras pessoas de uma forma melhor. A qualidade das pessoas que se aproximam de nosso convívio também é melhor. Mas, acima de tudo, nossas escolhas são mais seguras e nossa vida melhora.
Noemi C. Carvalho
Você precisa fazer login para comentar.