
Humildade e orgulho.
A humildade, é uma importante virtude e muitas vezes esquecida pelos seres humanos. A humildade é um sentimento que nivela os homens e os induz ao bem, levando-os a se ajudarem mutuamente e a enxergarem-se como irmãos. Sem ela, as outras virtudes são apenas adornos superficiais que escondem as verdadeiras intenções das pessoas.
O orgulho, por outro lado, é o grande adversário da humildade. Quando as pessoas se consideram superiores umas às outras, o egoísmo e a injustiça tomam conta da sociedade. As pessoas com poder e riqueza acreditam que são superiores aos menos favorecidos, achando que títulos e riquezas são recompensas deferidas aos seus méritos. Esse sentimento de superioridade é a base para a desigualdade social.
Verdadeiros cristãos.
Sejamos todos generosos e caridosos sem ostentação, ou seja, fazendo o bem com humildade. As virtudes são as únicas coisas que distinguem os homens aos olhos de Deus, pois todos os Espíritos são da mesma essência e formados de igual massa.
É muito importante a confiança em Deus, especialmente nos momentos de dificuldade e privação. Esforcemo-nos para nos mantermos puros aos olhos de Deus e evitemos cair em tentações que prometem a felicidade material, mas escondem lágrimas e dores inomináveis.
Tornemo-nos verdadeiros cristãos, seguindo a lei do Cristo e destruindo o orgulho, que é a fonte de todos os males. A benevolência só pode coexistir com a humildade, e a decadência moral é sempre um sinal de que o orgulho chegou ao extremo. Infelizmente nossa sociedade está muito concentrada em questões materiais e em valorizar o que brilha aos olhos em vez do que toca o coração.
Caminhos da felicidade.
Devemos refletir sobre nossas ações e sobre a importância da humildade e da virtude em nossas vidas. Lembremo-nos que as coisas verdadeiramente importantes não são as riquezas e títulos que possuímos, mas as ações e virtudes que praticamos.
Não esqueçamos que tal estado de coisas é sempre sinal certo de decadência moral. Quando o orgulho chega ao extremo, tem-se o abismo sob os pés. De que vale a fortuna, quando é mal-empregada, senão para aumentar a responsabilidade daquele que a possui? De que vale a ciência, se não se aplica ao bem-estar do próximo? Todos nós, que aspiramos à verdadeira felicidade, não podemos deixar de lado as lições do Cristo, que são a própria sabedoria divina, e não busquemos outra coisa além daquilo que elas ensinam.
A humildade, a caridade, a fraternidade, são os verdadeiros caminhos da felicidade, e só através deles se pode alcançar a paz de espírito. Não se deve deixar que o orgulho domine, mas sim, que a humildade governe. O orgulho é uma ilusão que nos faz acreditar que somos superiores aos outros, quando, na verdade, somos todos iguais, filhos do mesmo Pai.
Não se deve esquecer que a vida terrena é passageira e que devemos nos preparar para a vida eterna. Não é a riqueza que nos salvará, mas sim, a nossa bondade, a nossa caridade, a nossa humildade. Devemos buscar o bem do próximo, ajudar aqueles que precisam, amar a todos, independentemente de sua posição social ou de sua riqueza.
A luz divina ilumine os caminhos.
Que a paz do Senhor esteja sempre conosco. Que a humildade e a caridade estejam sempre presentes, e que possamos viver em harmonia com todos os nossos irmãos. Lembremos sempre das lições do Cristo, que nos ensinou a amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
Que Deus nos abençoe e nos guie sempre no caminho da verdade e da felicidade, que o amor de Deus esteja sempre presente em nossas vidas e que possamos ajudar a todos aqueles que precisam. Que a luz divina ilumine sempre os nossos caminhos.
Equipe de Redação LêAqui